Como prolongar a vida da bateria do seu laptop, celular

Tenho acompanhado com muita curiosidade este cenario: Alguem compra um laptop novo em folha e começa a usa-lo constantemente como é de se esperar. Passados 1 ano la vem ele e diz: ‘A bateria está viciada’.

Mas viciada em quê afinal? E isso nao acontece apenas com laptops com telefones celulares também.

Bom tudo começa com as baterias mais usadas do momento: Baterias de iao de litio. Ok, o seu laptop usa uma dessas e se você nao sabe, saiba agora: Baterias de litio iao nao ‘gostam’ de descargas totais (0 na carga mesmo com perdão da bateria e tudo). Evite fazer isso, em vez disso faça descarregamentos parciais (nada de deixar a bateria a 0).

Isso significa outra coisa. Os carregamentos também nao podem ser totais, ou seja ‘enche-la’ de carga (100%). Ela nao gosta disso também. A razão disso acontecer é que pequenas descargas com subsequentes recargas nao possibilitam uma calibração precisa e necessaria para que exista sincronização entre o medidor de carga (fuel gauge) da bateria com o seu estado actual de carga. Uma forma de resolver esse problema é realizar um descarregamento deliberado e total na bateria depois de 30 recargas e calibrar a bateria.

O que se aconselha é fazer descargas e recargas moderadas. Descargas (gastar toda carga) e recargas (carregar a 100%) criam um alto estresse na bateria e devem de todo modo ser evitadas. O gráfico a seguir mostra que quanto menor a taxa de carga e descarga,maior o ciclo de vida da bateria:


Baterias de iao de litio baseadas em cobalto possuem um tempo de vida util de 2-3 anos quando bem cuidadas. Com o tempo a oxidação provocada causa resistencia interna. As baseadas em manganês mantem a resistencia interna com o aumento da idade mas perdem a capacidade em resultado de decomposições quimicas.

A perda de capacidade da bateria pode ser determinada por 2 variaveis: Temperatura e nivel de carga. Nao adianta usar um laptop dentro duma siderurgia numa sala sem AC e depois reclamar, nao tem qualquer sentido:

Naturalmente ja se pode perceber que uma bateria demora menos em Cartum que em Menongue (RISOS).

Se você ainda nao percebeu o que se quer dizer entao vamos dizer assim: Nao use o seu laptop com a bateria e a corrente de distribição da EDEL (Ou SONEF se você vive no Cazenga) pois ela vai durar apenas entre 1 a 1 ano e meio (são labs stats). É engraçado que tenho dito isto a muita gente e nem acreditam.

Outro coisa que baterias nao entendem bem é o nivel de voltagem (nao vamos andar com UPS na mochila, nê?) Algumas baterias podem apenas receber 4.2V por celulas. Quando esse valor passa desse threshold olha o que acontece: Uma relação de inversa proporcionalidade logo com quem? Logo com o ciclo de vida. Ou seja aumenta o nivel de voltagem acima do valor limite permitido, diminui o ciclo de vida da bateria:

Mas é engraçado que quem se depara com essa situação até ri e gosta. Porque a performance do computador aumenta e de que maneira, por causa do aquecimento da bateria.O aquecimento da bateria provoca uma diminuição da Resistencia Interna da mesma. Quando a bateria volta a ficar fria a RI aumenta e volta tudo ao normal (euee!!!). Quem vive de puxada que se meta a pau.

Fica atento:

Evite descarregar totalmente a bateria.

Calibre a bateria depois de 30 recargas.

Mantenha a bateria num bom ambiente. Um ambiente fresco. Uma mudança para o Polo Norte não seria má ideia. Quem trabalha em siderurgia esqueça laptops.

Nunca use bateria com corrente ligada a tomada. Só não se esqueça de guardar seu trabalho.

Nada de comprar baterias usadas. Ainda que seja baratucha nao mao daquele cidadao que gosta muito meter a mao nas coisas dos outros.

É recomendavel na maioria dos casos manter a bateria a 40% de carga. Nunca a 100%

Fonte: How to prolong lithium-based batteries.

Um pensamento sobre “Como prolongar a vida da bateria do seu laptop, celular

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s