Como surgiu a Internet em Angola

Hoje possivelmente já temos mais de 300.000 angolanos a usar o Hi5 (o segundo site mais visitado em Angola, depois do Google) o que pressupoe que pelo menos a Internet já é algo normal entre nós.

Mas houve um tempo que não era assim. Não só nao havia Internet como se havia então era para pouquissimos, até que em 1992/1993 um antigo estudante Angolano de Informatica na Ucrania (Silvio Almada) e sua companheira Cubana (Haymme Perez Cogle) resolveram ter uma ideia. Dessa ideia surgiu a Ebonet e o resto da historia você pode ler nesse documento.

É serio, merece documentario. Lembro de ter tido uma conversa esporadica com a dra Haymee acho que em 2000 (ano das ilusoes das linhas de comando e programação em C) se nao estou em erro e naquele tempo eles já usavam Linux.

9 comentários sobre “Como surgiu a Internet em Angola

    • Usei, lembro-me de quando eu andava até a Ebonet para teclar (mirc) hehehe. Depois com net em casa de pôr uma conta imensa… Aquele barulho de conexão. Pen drives de 100 megas… Hehehhe, bons tempos…

      • é, era uma grande ansiedade acabar de ouvir o barulho do tom de discagem e a conexao com sucesso. Pior é que nao dava p/ telefonar hehe. Download em kazaas, napster etc? Uma loucura. A conta telefonica no fim do mes era um absurdo de caridade.

        e as pen drives de 100 megas? hehe, tinha uma, acho que era ‘zip drive’ da iomega. Coisa bem grande na altura.

  1. Grande nostalgia por aqui :D

    Mas é uma história que não pode ser esquecida. Já estive a falar com o Nuno sobre como começamos essa vida “online”, muitas histórias para contar…

  2. Continuando este post. Tenho saudade, mas de lá para ca a internet no nosso pais não sei como está. Os preços que eu não consigo acreditar, com a qualidade do serviço que se sabe… Tenho quase 2 teras e não tenho espaço… Saudades das pens de 100 mb… E sobre o Kazaa, hahaha. O amor (músicas) e ódio (virús) de todos. ehhehehe. Bons tempos que poderiamos abrir um link sem desconfiar. ahahhaaha.

  3. Eu lembro que acho que devo ter sido um dos primeiros a ter password de acesso da Multitel ou qualquer coisa assim e que conseguia fazer duas ligações simultaneas de 56Kbps… para trabalhar na net em 128Kbps… !!! bons tempos… !!!!

Deixe uma resposta

