Como surgiu a Internet em Angola

Hoje possivelmente já temos mais de 300.000 angolanos a usar o Hi5 (o segundo site mais visitado em Angola, depois do Google) o que pressupoe que pelo menos a Internet já é algo normal entre nós.

Mas houve um tempo que não era assim. Não só nao havia Internet como se havia então era para pouquissimos, até que em 1992/1993 um antigo estudante Angolano de Informatica na Ucrania (Silvio Almada) e sua companheira Cubana (Haymme Perez Cogle) resolveram ter uma ideia. Dessa ideia surgiu a Ebonet e o resto da historia você pode ler nesse documento.

É serio, merece documentario. Lembro de ter tido uma conversa esporadica com a dra Haymee acho que em 2000 (ano das ilusoes das linhas de comando e programação em C) se nao estou em erro e naquele tempo eles já usavam Linux.

About these ads

9 comentários sobre “Como surgiu a Internet em Angola

    • Usei, lembro-me de quando eu andava até a Ebonet para teclar (mirc) hehehe. Depois com net em casa de pôr uma conta imensa… Aquele barulho de conexão. Pen drives de 100 megas… Hehehhe, bons tempos…

      • é, era uma grande ansiedade acabar de ouvir o barulho do tom de discagem e a conexao com sucesso. Pior é que nao dava p/ telefonar hehe. Download em kazaas, napster etc? Uma loucura. A conta telefonica no fim do mes era um absurdo de caridade.

        e as pen drives de 100 megas? hehe, tinha uma, acho que era ‘zip drive’ da iomega. Coisa bem grande na altura.

  1. Grande nostalgia por aqui :D

    Mas é uma história que não pode ser esquecida. Já estive a falar com o Nuno sobre como começamos essa vida “online”, muitas histórias para contar…

  2. Continuando este post. Tenho saudade, mas de lá para ca a internet no nosso pais não sei como está. Os preços que eu não consigo acreditar, com a qualidade do serviço que se sabe… Tenho quase 2 teras e não tenho espaço… Saudades das pens de 100 mb… E sobre o Kazaa, hahaha. O amor (músicas) e ódio (virús) de todos. ehhehehe. Bons tempos que poderiamos abrir um link sem desconfiar. ahahhaaha.

  3. Eu lembro que acho que devo ter sido um dos primeiros a ter password de acesso da Multitel ou qualquer coisa assim e que conseguia fazer duas ligações simultaneas de 56Kbps… para trabalhar na net em 128Kbps… !!! bons tempos… !!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s