A realidade mundial sobre o ensino da programação. Que futuro para os programadores do amanha?

Este artigo (tradução em espanhol) vem lançar algumas questoes interessantes sobre o rumo nao menos claro que tem enfrentado o ensino da programação a nivel mundial.
O artigo cita como exemplo o facto de que muitas universidades cometem o erro de iniciar seus estudantes em programaçao com a linguagem java o que é um erro (em parte por causa do enfoque dado a ‘receitas de bolo’ como pacotes e classes prontinhas de plantao). Cita o pouco enfoque que se dá a matematica e a logica para desenvolver raciocinio na programação, e cita rasgos elogios ao aprendizado do C, C++ e depois do JAVA, rendendo ainda boas refrencias a linguagens poderosas como LISP (voce sabia que o primeiro gerenciador de fotos do yahoo foi criado em LISP?) e Ada (Usado pelas agencias militares americanas) que infelizmente passam ao lado em muitas universidades.

Até hoje teho dado graças de ter aprendido C na minha vida. C para mim é uma especie de paixao, um CABOKO que te dá as bases para aprender nao so linguagens orientadas a objectos, mas também alcançar segmentos como WebServices e programação para multimedia, que o proprio C mesmo sendo um velho com barba continua a inovar e a suportar em si. Com C voce pode até perder tempo a programar uma função, mas também voce ganha muita experiencia e praticidade com isso. Eu mesmo fiquei admirado quando vi um portais web programados em C alguns anos atrás, e é uma maravilha quando bem programado (problemas de exploitação de memoria) tenha certeza. Linguagem C e até meus colegas concordam com isso endireitam o pensamento logico de quem tem vontade de aprender.

Um comentário sobre “A realidade mundial sobre o ensino da programação. Que futuro para os programadores do amanha?

  1. Pingback: Quem matou os engenheiros de software? « Nataniel. Notas sobre as TIC

Deixe um comentário