Stephen Hawking e as possibilidades da seleccao Inglesa de futebol no Mundial do Brasil

Stephen Hawking despensa apresentações. Professor Lucasiano[1] da universidade de Cambridge, é considerado um dos mais brilhantes físicos teóricos do mundo ainda em vida. Tem realizado grandes contribuições nas matérias de cosmologia teórica, matemática aplicada, física teórica e gravidade quântica.

 

Stephen Hawking

Stephen Hawking e a expressão matemática que se cumprida, define a vitoria da equipa Inglesa no Mundial 2014

Apesar de ser uma especie de ‘rato de laboratório'[2] Stephen também sabe divertir-se. Mesmo estando limitado fisicamente por causa de ter contraído a rara doença Esclerose Lateral Amiotrófica, que degenera os ossos do corpo sem afectar a inteligencia, ele tem feito algumas coisas interessantes, como por exemplo participar em gravações de musicas, participação de documentários, conferencias, visitas etc.

Bom, a selecçao Inglesa de futebol, já sabemos como ela é: Bons jogadores, do nível de Ronnie, Lampard, Kerry, Ashley Cole, etc etc. Acontece, que é uma selecçao que não ganha nada!!! Pratica um bom futebol, mas baqueia sempre na hora H.

Stephen Hawking pensa que isto está ligado a uma serie de factores. Analisou os dados de todos os jogos desde a ultima vez que a selecçao Inglesa ganhou um campeonato do mundo, isto é, nos anos 60 e chegou a expressão matemática que segundo ele pode levar a Inglaterra a ser campeá do mundo no mundial 2014 a ser disputado no Brasil. Algumas dessas condições são as seguintes:

Factores Favoráveis

1 – Jogar com um arbitro Europeu contra o Uruguai dia 19 de Junho. Segundo ele a Inglaterra ganhou 63% de suas partidas jogando com árbitros Europeus que são mais favoráveis ao estilo de jogo Inglês e menos a favor do estilo de jogo Sul Americano de jogadores como Luiz Suarez que estão constantemente a ‘atirarem-se’ ao relvado.

2 – Jogar com o equipamento vermelho em vez do branco confere uma outra agressividade a seleccao Inglesa, ele garante. Desta forma os jogadores se sentem com uma atitude mais ‘agressiva’ e tendem a um esforço maior para ganharem os jogos.

3 – A presença de esposas e  namoradas é irrelevante.

4 – Um esquema 4-3-3 é mais favorável que um esquema de 4-4-2.

Factores Contra

1 – O calor a altitude e a distancia jogarão contra a selecçao Inglesa. Por exemplo ele considera que um aumento da temperatura em 5 graus Celsius reduz a probabilidade da Inglaterra ganhar em 59%, mas se jogarem a um determinado nível abaixo do mar essa probabilidade aumenta.

2 – Estar distante de casa, causará choques culturais, e Jetlags que não são favoráveis selecçao Inglesa.

Melhor Marcador

Stephen Hawking, afirma por outro lado que o melhor marcador da selecçao Inglesa será Daniel Sturridge e não Wayne Ronnie como poderíamos pensar.

O Uruguaio Luiz Suarez (a esquerda) e O Inglês Daniel Sturridge irão marcar presença no Mundial 2014

O Uruguaio Luiz Suarez (a esquerda) e O Inglês Daniel Sturridge irão marcar presença no Mundial 2014

Ele baseia a sua afirmação novamente recorrendo a probabilidade e estatística, mas também afirma que não se precisa ser um grande matemático para se prever isso. Ele diz que Sturridge marca uma vez a cada 108 minutos de jogo, ao passo que Ronnie o faz a cada 144 minutos. Acrescenta, por outro lado que factores psicológicos irão concorrer contra Wayne Ronnie que está menos motivado que Daniel Sturridge.

[1] – Uma especie de Isaac Newton da actualidade.

[2] – Um cientista no verdadeiro sentido da palavra.

Fontes:

Marca.es – http://www.marca.com/2014/05/28/futbol/mundial/inglaterra/1401299291.html
BBC.com – http://www.bbc.com/news/uk-27608788

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s