Planeamento de redes WiFi. Como fazer e o que você deve saber

Que existem redes WiFi (Wireless Fidelity) aos tostões isso não é novidade. Que nem todas elas cumprem seu papel é uma grande verdade. E isso está intrinsecamente ligado a própria característica desse tipo de redes: Não a podemos ‘ver’ a olho nu. É tudo muito diferente das redes fiadas, onde sabemos por observação, o inicio e a terminação da propagação dos sinais. Muitas das vezes estamos mais interessados na atenuação dos sinais por metro. No caso das redes WiFi, na hora do planeamento da rede, depois de avaliadas as necessidades do cliente, não estamos apenas preocupados com a atenuação do sinal pelo edifício, mas também com a propagação do sinal, com a interferência e com a distorção.

É necessário ser suficientemente metódico para resolver problemas comuns que surgem em instalações WiFi em edifícios, como por exemplo a dificuldade na propagação dentro de poços de elevadores, em escadas, refeitórios mesmo ao lado de conjunto de fornos microondas, mesmo economatos repletos de papeis reflectores para saladas e fritos ou até armários de metal.

Todos estes problemas podem ser minimizados, se recorrermos as orientações dos fabricantes. A Cisco como não podia deixar de ser possui uma serie delas. Convosco deixo este documento intitulado WiFi Site Survey, com recomendações, dicas interessantes, ferramentas etc, das melhores praticas na hora de planear a sua rede Wireless.

Um pensamento sobre “Planeamento de redes WiFi. Como fazer e o que você deve saber

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s