Cisco One Platform Kit (onePK) a resposta da cisco a mobilidade e SDN

Uma das coisas que sempre deixou-me um tanto perplexo em relação aos produtos da Cisco era a sua incapacidade em deixar os administradores de rede e desenvolvedores de sistemas, acederem aos dados dos seus dispositivos de forma flexível. Isso significa que muitas das vezes tínhamos de depender de ferramentas demasiado caras e não tão moveis.

Com a diminuição dos dispositivos de acesso a informação tais como Smartphones e Tablets, foi somente visível que a Cisco teria de se adaptar a este novo paradigma. O problema, sempre foi, pois claro, depender da burocracia dos grandes players do software de gestão de redes, os únicos então com capacidade tecnológica para se inter-comunicarem com dispositivos cisco como encaminhadores, comutadores, concentradores, enfim.

Mas é que este paradigma da mobilidade traz de facto em voga um novo tópico: As Application Stores, isto é, os Marketplaces onde podemos encontrar um conjunto de ferramentas, freeware ou shareware para administração e gestão de redes. E a Cisco obviamente tinha de aproveitar esta oportunidade.

O SDN (Software Defined Networking) como o nome mesmo diz é um novo paradigma em voga que está em conformidade com a aposta forte na virtualização e a necessidade de se configurarem dispositivos de rede sem necessidade de se ter acesso físico a maquina (appliance).

Foi neste contexto que finalmente decidiram lançar a  Cisco onePK (Cisco One Platform Kit) um SDK (Software Development Kit) que permite programar praticamente toda família de appliances Cisco, conforme demonstra a figura abaixo:

 cisco one pk arch
 
 

Na figura acima notamos de  facto que o código escrito numa determinada linguagem de programação (C, Java e outras) servirá plenamente para qualquer família de appliances do mesmo sistema operacional, por exemplo todos sistemas que suportem o IOS, ou todos os sistemas que suportem o XR. Na minha opinião foi uma grande jogada da Cisco. O local onde as apps irão correr, também é outro ponto interessante. Para já, existirá um canal de comunicação seguro que impedirá acessos não autorizados, e dependendo do tipo de aplicação, estas poderão correr numa appliance em modo normal (Process Hosting), num servidor Cisco Blade ou num servidor externo.

 

Existem um conjunto de serviços que estarão a disposição por meio do Kit de Desenvolvimento. A tabela abaixo lista estes serviços:

 cisco one pk services
 
 

Existem aqui, um conjunto de oportunidades, agora acessíveis de forma mais ‘soft‘, para os interessados desenvolverem apps responsivas que sejam visualmente atraentes, mas que realizem tarefas complexas. Por exemplo, pode ser desenvolvida uma app que usa o serviço Utilities para atribuir níveis de acesso a determinados usuários do Active Directory/LDAP, usando o seu Smartphone ou o seu Tablet.

É de facto um avanço em frente por parte da Cisco. Os novos paradigmas que abarcam desafios como Cloud Computing e Mobilidade terão muito a ganhar com este recurso. Novas, melhores e mais apps irão surgir. Novos empregos serão gerados e novos serviços serão prestados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s