A importância das redes Voz sobre IP

Com o aumento da necessidade de comunicação entre entidades comerciais e administrativas, o uso da Internet e das comunicações de voz como meio de inter-relacionamento assumiu uma importância nunca antes vista. Com a criação da WWW (i.e World Wide Web) a partir do fim dos anos 80, início dos anos 90 e o aumento do número de clientes da Internet, as entidades comerciais e administrativas notaram que não havia uma integração entre os dados e a voz.

Uma entidade tinha de ter uma rede de dados e uma rede de voz. Isto tinha consequências, como o aumento de custos e a dificuldade técnica de instalação, gerenciamento e manutenção. Por exemplo, uma universidade tinha de gastar recursos financeiros elevados, apenas para interligar os seus campus em diferentes localizações geográficas.

 

Em Angola entidades governativas a nível mesmo de municípios e comunas continuam a debater-se com problemas de custos de chamadas telefónicas não autorizadas e controladas, devido a dificuldade de se controlar, quem chama, quanto chama e quando chama.

O padrão de comunicação que permite reduzir custos de chamadas de voz e adiciona facilidades de gerenciamento e controlo chama-se VoIP (i.e. Voice over IP) ou Voz sobre IP. Este padrão veio tirar proveito da larga escalabilidade da Internet uma rede globalmente estabelecida, e dos seus modelos de comunicação, como o modelo OSI (i.e. Open Systems Interconnection) ou o modelo TCP/IP (i.e. Transport Control Protocol/Internet Protocol), para estabelecer ligações de voz a partir da Internet.

 

Talvez nos perguntemos porque não era possível antes fazer-se isso. Na verdade, sempre foi possível, dado que a maior parte dos protocolos estavam já criados ou em fase de criação. O único problema foi sempre o transporte. Os meios físicos de transporte de dados dos anos 70 não tinham o débito necessário para suportar grandes dimensões de dados, quanto mais de voz.
Com o passar dos anos e o advento de tecnologias e meios de transporte, como as fibras ópticas e a criação de padrões de Qualidade de Serviço, ou técnicas de engenharia e controlo de tráfego para controlar o alto débito binário da multiplexagem TDM[1] então o conceito e adopção de VoIP foi ganhando mais aceitação e mais investimentos, como temos verificado até hoje.

Fonte: BAIÃO, Nataniel [Implementação duma rede Voz sobre IP num ambiente Multi-Serviços: Usando ambiente de simulação por computador para projectar Qualidade de Serviço]


[1] A informação é transmitida em fatias de tempo

2 pensamentos sobre “A importância das redes Voz sobre IP

  1. Quero agradecer pelo post, pois estou no final do meu trabalho do fim do crso que tem como tema: “criação de uma rede VoIP” e estava mesmo a procura de uma importancia clara na qual encontrei aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s