A influencia do Split Horizon em subinterfaces multiponto em ambientes Frame Relay com EIGRP

Split Horizon é uma configuração que impede num ambiente de roteamento a existência de loops. Pode-se entender facilmente isto como num ambiente ponto a ponto entre 2 roteadores A e B. Se atrás do roteador B for posicionado um outro roteador C entao o Split Horizon diz que uma rota que o roteador B aprendeu do roteador C  nao pode novamente ser difundida pelo roteador B na mesma interface em que ele aprendeu do roteador C.

Isso tem muita importância dado que impede que pacotes fiquem roteando entre os roteadores B e C situacao esta conhecida como loop de roteamento.

Frame Relay é um protocolo WAN de comutação de pacotes que funciona nas camadas 1 e 2 do modelo OSI, geralmente usado para estabelecer links permanentes virtuais (PVCs) entre redes locais e redes WAN por meio de encapsulamento.

O EIGRP já foi aqui falado. É um protocolo de roteamento.

O frame relay possui 2 configurações muito usadas nas subinterfaces. ponto a ponto e ponto a multiponto, sendo que cada uma delas possui a sua utilidade que nao nos adiante referir aqui.

Por exemplo na configuracao ponto a multiponto (ou multiponto) abaixo:

Repare que foi alocado um /29 as 3 subinterfaces, suficiente para endereçar e ainda aumentar mais 3 subinterfaces. Em tempo t1 os roteadores B1 e B2 estabelecerão relações de vizinhança com o roteador WAN1 (subinterface s0/0/0.9). Mas, o que dizer de relações de vizinhança entre B1 e B2? Elas não são estabelecidas em tempo t1, porque não existe um PVC entre os roteadores B1 e B2. Em tempo t2 o roteador WAN1 recebe rotas do roteador B1, bem como o o roteador B2 anuncia as suas rotas para WAN1. Em tempo t3 WAN1 (subinterface s0/0/0.9) anuncia as rotas aprendidas de B1 e B2 a B2 e B1.

So que isto não acontece!!! E porque não acontece? Por causa do Split Horizon. O facto de WAN1 aprender uma rota de B1 pela subinterface s0/0/0.9 impede que a mesma seja difundida a B2 porque o Split Horizon diz que uma rota aprendida por uma interface numa direcção não pode voltar a ser difundida por esta interface na direcção oposta. Como a configuração multiponto em WAN1 é mesmo só com uma subinterface isso cria problemas.

Para resolver este problema, desabilite o split horizon na subinterface multiponto s0/0/0.9. Note que é uma opcao default. O seguinte comando no modo subinterface:

>no ip split-horizon eigrp asn

4 pensamentos sobre “A influencia do Split Horizon em subinterfaces multiponto em ambientes Frame Relay com EIGRP

  1. Cumprimentos Nataniel,

    olha nao vejo aqui no seu blog o seu email , mas e o seguinte eu estou a preparar para o exame CCNA voice , e decidi abrir um blog para poder partilhar e network com pessoas do mesmo interesse… agradecia se colocasses o link no teu blog para ajudar a promover e espalhar o blog. o url : http://manuel-ricardo.blogspot.com
    Todas as minhas infos , objectivos e contactos encontram-se nela!

    Aquele abraco,
    Ricardo

    • Mas quanto tempo grande homem. O meu email, pensei que tinha deixado ele no ‘about’, mas é snnangolaATyahoo.com.br.

      Fico contente que te estejas a preparar para o Voice. Eu estou a me preparar para o Security em Abril e CCNP ROUTE em junho.

      Vou ja adicionar o teu link.

      Temos de manter contacto e trocar ideias.

  2. isto tah certo nataniel esta tecnica de evitar loop… um exemplo basico si baseando no split horizon . se um amigo ti conta uma anedota, voce nao pode contar a mesma anedota pra ele. nao teria graça. é assim que o split horizon funciona

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s