IPv6: O Multicast e o problema da conformaçao dos dispositivos

O protocolo IPv6 está mesmo aqui as portas. Negar tal facto é fugir a realidade. Certo que o IPv4 continuará a ser utilizado, principalmente em redes internas. Seria bom contudo que mesmo ali fossem promovidas alterações de modo a não apanhar ninguém de surpresa, quando os provedores começarem a atribuir endereços IPv6 Global Unicast aos particulares.

Por falar nisso, como ficarão muito dos dispositivos que usam IPv4 Broadcast, como em redes de TV e Net por cabo, por exemplo? A solução para a conformação dos padrões pode ser uma das seguintes: Actualização do software do fabricante pelo provedor, ou substituição do hardware no caso em que não seja possível actualizar.

Como sabemos o protocolo IP pertence a camada de transporte do modelo OSI. Na sua versão 6 (IPv6) o Broadcast (difusão) foi eliminado sendo substituído por Multicast que também em abono da verdade existe na versão 4, mas não como na versão 6. Na versão 6 são definidos uma serie de endereços Multicast para as mais diversas aplicações em rede e podem ser consultados no site da IANA. Os seguintes endereços de Multicast são muito comuns em redes IP:

A segmentação por meio de endereços Multicast traz vantagens a rede como por exemplo evitar sobrecarga. Por exemplo na tabela acima o endereço IPv6 Multicast FF02::2 como endereço de destino serve apenas para todos os roteadores no link. Se o roteador quiser responder ele usa o endereço de Broadcast FF02::1. É tão simples quanto isso.

Obviamente muitos dispositivos continuarão a usar Broadcast e consequentemente muitas redes também, mas nao tarda com as actualizações e tudo o resto o cenário irá mudar de tal forma que os problemas envolvendo Broadcast sejam totalmente derimidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s