Até em Angola so se fala no Facebook. Porque razao?

As ultimas analises que tenho feito em Angola, dão conta duma provável ‘mbaia’ a ser aplicada a rede Hi5 pelo Facebook. É que já ninguém pode esconder o crescimento do Facebook em Angola. Já ninguém pode esconder as dificuldades maiores em se usar o Hi5. O Facebook é mais rápido é mais funcional é mais limpo, é mais social, é mais usável.

Esta rapidez e maior facilidades do Facebook, entretanto, é um encapsulamento que esconde um grande esforço financeiro para manter uma equipe de engenharia que aposta em tecnologias abertas para conseguir manter e escalar uma plataforma que serve sem interrupções mais de 500 milhões de usuários no mundo todo 24h por dia 7 dias por semana todo ano.

A razão porque o Hi5 não consegue manter uma webapp mais funcional que o Facebook parece ser o facto de ter apostado em Java como frontend. De facto o Java em si, introduz robustez do lado do servidor, por outro lado ‘reclama’ um grande esforço para as aplicações clientes dos usuários, o que dá a falsa sensação de ‘pesado’ por parte do usuário.

O Facebook fez o contrario: Usou tecnologias (consultar fontes abaixo) web, triviais como PHP que não exigem grande esforço do lado dos clientes e reforçou o lado do servidor com técnicas de cache, softwares de escalabilidade de grandes blocos de dados, customizacao de aplicações servidoras, etc.

Isso não significa que o Facebook não utilize outras linguagens e plataformas. Eles usam. Mas usam apenas onde necessário. Tal como o pessoal da Google e do WordPress. Ao invez de recorrerem ao padrão, recorrem a necessidade e por isso conseguiram bons resultados.

Angola, naturalmente irá seguir este caminho de adopção rápida do Facebook. Com o crescimento surpreendente que tem registado até agora, é possível que dentro de pouco tempo tenhamos numeros muito próximos ou mesmo maiores que o Hi5. Talvez por isso a rede UNITEL com mais de 6 milhões de clientes tenha prometido para terça-feira o lançamento do Facebook SMS, um serviço que promete aos usuários com telemóvel acederem a partir do telemóvel o Facebook e poderem realizar diversas operações no Facebook com o envio de mensagens SMS.

Fontes:

Tecnologias usadas pelo Facebook: http://www.makeuseof.com/tag/facebook-work-nuts-bolts-technology-explained/

 

Anúncios

7 pensamentos sobre “Até em Angola so se fala no Facebook. Porque razao?

  1. Os meus cumprimentos a todos os usuários desta pagina.
    Estou no mundo da Informática a caminho de 8 anos, e sempre gostei de experimentar novas tecnologias virtuais… das varias que estão no mercado e das que eu uso até agora, nenhuma me surpreendeu e conquistou assim tão rápido como as tecnologias do Facebook … sem exagero são muito rápidas e muito criativas… Já agora gostaria de comentar também o serviço que a Unitel vai lançar no mercado que o serviço Facebook MSN, é só para dizer para os que não saibam, este serviço já existe a um tempão, desde que a Facebook aderio este serviço e a Unitel aderio os serviços de Internet e MMS, os telemóveis da rede Unitel com suporte a estes serviços podem ser instalados o programa da facebook, a partir da própria pagina do facebook apenas enviando um link por msn para qualquer telemóvel com este suporto… mais digo-vos uma coisa não é barato não… o salvo voa que nem andorinha… Só estou para ver agora que a Unitel anuncio lançar este serviço se é que vai haver melhorias

  2. Caros internautas, o facebook sms pra unitel já xta disponivel é só acessarem a vossa conta no facebook e no lado direito onde esta escrito conta(account) ir até configurações de conta e selecionarem movel ou mobile e depois é só interagirem com os pedidos que vos forem feito. UMA NOTA 10 PRA UNITEL.

    • Nataneil, já estou em Angola, precisamos sentar e conversar. De volta a Luanda, deixa-me dizer algumas coisas sobre a web…

      O preço que paga-se pela internet no nosso país, não motiva a uma expansão ( na verdade vai continuar a crescer, mas se tivermos preços mais acessíveis e serviços mais rápidos, poderiamos estar mais longe). Muitos business ainda duvidam do poder da web. É muito bom a Unitel criar esta integração, embora eu não tenha entendido muito bem como vai funcionar e em que aparelhos mas é muito bom. Vale frisar e descobri agora que quem carregar o telefone Unitel com um saldo de $100 recebe de borla 500mb de navegação.

      Sobre o Facebook, eles realmente levarão a sério e acabaram com a concorrência… O filme ” The social networks” é bem interessante e fala sobre isso. Um abraço.

  3. Hei, Nataniel, julgo ser quem penso.
    Parabéns pelo artigo!É uma alegria saber que temos produtores de conteúdos ligados às TICs.

    Um abraço,
    Abel Neto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s