As liçoes do professores do IST (I)

Como sabem, fruto dum acordo já aqui anunciado professores do IST deslocaram-se a Angola para ministrarem cadeiras no curso de engenharia de Telecom da UCAN. Fruto desse acordo o primeiro professor a deslocar-se a Angola foi o professor Dr Joao Pires do IST de Portugal.

Durante o tempo que aqui esteve leccionou na cadeira de Sistemas de Telecom III tendo como fundamento as comunicações ópticas:

Familiarização com os conceitos básicos da Comunicação Óptica.
Proporcionar os conhecimentos e metodologias  apropriados para conceber e dimensionar diferentes tipos de sistemas  de comunicação óptica.

Programa

1.  Introdução à comunicação óptica
2.  Fibras ópticas e componentes passivos
3.  Componentes optoelectronicos
4.  Aspectos de engenharia de transmissão óptica
5.  Redes de acesso com fibra óptica
6.  Redes ópticas

Foram semanas de aprendizado em modo intensivo (5/4 h por dia). Como devem ter imaginado o stress não foi pouco daí também a minha ausência no blog.

Sem querer fazer juízos de valor, mas a qualidade de ensino é de longe superior a que muitas das vezes se pratica por cá (sem querer desprezar ninguem), onde o docente ja entra a pensar em quantos vão ficar e quantos vão avançar, esquecendo que o mais importante é a transmissao de conhecimentos de forma adequada e compreensível.

Uma das coisas que aprendi é a coerência nos resultados e o professor João Pires fez questão sempre de dizer isso. Um técnico tem que ser critico em relação a um resultado como por exemplo considerar válido o absurdo de 20 db/km como um  coeficiente de atenuação valido.

Não podia deixar de mencionar a pontualidade demonstrada e a necessidade de se desculpar por algum inconveniente qualquer. Podemos ser bons técnicos, mas se não possuirmos qualidades humanas seremos desprezáveis em termos de utilidade.

Um pensamento sobre “As liçoes do professores do IST (I)

  1. Pingback: As liçoes do professores do IST (II) « Switching News Network Angola (SNN Angola)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s