O que é a largura de banda?

A largura de banda pode ser definida como uma medida de capacidade dum circuito ou canal. Ela se refere a frequência ou ciclos (repetições) por segundo de uma determinada onda daí ser definido como o inverso do período. Existem basicamente 3 tipos de largura de banda: Banda estreita, Banda larga e Broadband.

Banda Estreita

Refere-se a canais ou circuitos que servem para transmitir a débitos binários bastante limitados. Geralmente no intervalo de bandas da voz entre os 300 – 3400 Hz no processo de amostragem a frequência máxima de 4000 Hz assume o valor de 8000 Hz como taxa de nyquist. Codificando com 8 bits temos então como debito binário dum canal digital 64 kbps ou seja 8000(1/s) x 8 bits = 64 kb/s. Na banda estreita funcionam por exemplo as linhas telefónicas do sistema de telefonia básica (POTS). No caso do RDIS temos 2 canais B com 64 kbps (kilobits per second) e um canal D com 16 kbps o que equivale a  um debito binário de 144 kbps.
Outra forma de se definir banda estreita é pensar como bandas que estão limitadas até 30 canais de voz a 64 kbps na norma E1 ou 24 canais de voz na norma T1.

Banda Larga

Como era de se esperar refere-se a canais ou circuitos com largura de banda superior a banda estreita. No domínio das frequências de radio o mesmo se refere a um canal que cobre um canal de frequências relativamente amplo.

Broadband

É um termo impreciso e que existem pessoas que preferem não utiliza-lo. Geralmente se refere a taxas nominais acima do T1 (1.544 Mbps) ou E1 (2.048 Mbps).

O termo Baseband muitas vezes também é usado. Ele pode ser definido como uma transmissão realizada sem modulação. Geralmente quando se exige rapidez de transmissão não existe preocupação com ruídos ou interferências.

 

7 pensamentos sobre “O que é a largura de banda?

  1. Já vi algumas definições (antigas) de que:

    Banda Estreita > canal por onde se trafega um único tipo de codificação (ou voz, ou dados por exemplo). Então, independente da largura da banda (56kbps ou 2mbps), se trafegar somente voz ou dados, seria banda estreita.

    Banda Larga > canal por onde se trafega mais de um tipo de codificação (voz+dados por exemplo). Então, mesmo que tiver uma largura de banda de 56kbps e se trafegar 2 ou mais tipos de codificação, seria banda larga.

    O que acha? O que define se é banda larga ou banda estreita nada tem a ver com a LARGURA DE BANDA.

  2. Nataniel, obrigado pelo retorno mas infelizmente não tenho como citar as fontes. Me lembro dessas definições de quando estudava Telecomunicações, em 1999, 2000, portanto não tenho mais o material. Só tenho na mente as lembranças.

  3. Acho k o termo banda larga, banda estreita sao bastantes intuitivos… Banda larga, contem um mais canais , e.g: TV, Internet (Cable internet), DSL ,ADSL …
    Mas pra ser curto e objectivo eu consideraria um velocidade(Perfomance) acima dos 126kbps dos Dial-up modem como sendo Banda larga… as conexoes de internet banda larga oferecem maior velocidade comparado com os tradicional metodo de acesso dial-up..

  4. Devo recordar que cada país tem uma velocidade a partir da qual considera “banda larga”.

    “Se não me engano”, pela definição da ITU, banda larga seria a partir dos 2048 kbps, ou 2Mbps, que é conforme o nataniel explicou, pelo início da telefonia analógica 64kbps por canal e transportados em E1 daria os tais 2Mbps, ou se preferirmos, pela capacidade primária do RDSI…

    Mas creio que nos EUA eles consideram a partir dos 192kbps ou aproximadamente 200kbps.

    A mim parecem-me definitivamente políticas tecnológicas de cada país com base em fatores históricos. Mas definitivamente tem haver com a quantidade de informação que pode ser transportada, tendo 1 ou 1000 canais…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s