Entrevista com Felix Cunha: CCNP e segundo CCIE Written Angolano.

Voces devem conhecer o Felix Cunha (na foto abaixo) um velho amigo aqui da casa. Ele pertence a um grupo de jovens Angolanos que se tem estado a esforçar por meios próprios e sem nenhum apoio para obter formação avançada do mais alto nível em matéria de Networking, a fim de assegurar as infraestruturas de Networking do pais e diminuir a dependência externa. Recentemente o mesmo passou no exame CCNP e agora acaba de aprovar no difícil exame CCIE Written (exame escrito), o que significa que dentro de pouco tempo ele será certamente o segundo CCIE de nacionalidade  Angolano. Apenas falta-lhe realizar a prova de laboratório (exame pratico) que pode apenas ser realizada no exterior do pais.

O SNNAngola Falou com ele. Esperamos que seja uma fonte de inspiração para você também.

Com voces um pouco de sua historia…
Nataniel BaiãoFalando um pouco da sua carreira em redes. Como começou? Como desperta em si interesse pela área de redes?

Felix Cunha (CCIE Written): Tudo começou quando estava na TVcabo Angola na altura estava a terminar o ITEL, lembro-me que na altura não estava voltado para o mundo das configurações, eu trabalhava na área de redes estruturadas (também conhecida por cablagem) posteriormente passei a exercer funcao de administrador de Sistemas em redes Microsoft

Nataniel Baião A sua vontade em obter certificações mais avançadas foi motivada pelo pela exigência do trabalho ou mais por motivação pessoal?

Felix Cunha (CCIE Written)): Foi sim. Lembro-me que participei de um concurso público realizada pela MS telcom na qual a condição para passar ao quadro efectivo da Mstelcom era obter a certificação CCNA. Não so como também já tinha enorme desejo em seguir a carreira CISCO a partir do ITEL o que não foi possível  na altura porque a vida de trabalhador e estudante não dava muito espaço de manobras a nível de tempo.

Nataniel BaiãoO que o levou a obter o CCNP?

Felix Cunha (CCIE Written): A necessidade de aumentar cada vez mais os conhecimentos técnicos em rede cisco o que me permitiria obter grande facilidade de realizar troubleshooting em redes com topologias complexas e sobre tudo exigência de nível profissional alto.

Nataniel BaiãoE o CCIE Written?

Felix Cunha (CCIE Written): O Cisco Certified Internet Expert (CCIE), é naturalmente o nível acima ao CCNP. Pelo facto de ser um batalhador incansável e não muito contente com certos resultados achei por bem ir ao mais alto nível das certificações. Desta forma, apostei ao CCIE que comparado com a vida académica podemos sem margem de dúvida equiparar as formações de nível universitário o CCIE vai me permitir Desenhar, Implementar, configurar e realizar operações de troubleshooting desde as mais simples as mais complexas redes no mundo das IT

Nataniel Baião E quanto ao exame de laboratório? Dado ser impossível realiza-lo em Angola, os custos de deslocar-se ao exterior (África do Sul, Bélgica etc) são um pouco altos. Espera apoios de Alguém ou tem condições para custear as despesas?

Felix Cunha (CCIE Written): Não. Na verdade não. Como disseste são investimentos muito altos e não estou em condições financeiras para tal, porem estou a berto a toda e qualquer ajuda

Nataniel Baião Qual foi a sua carga horária de estudos para obtenção do CCIE Written? Quantos livros leu? E quantas noites perdeu (RISOS) ?

Felix Cunha (CCIE Written):  Durante 6 meses dediquei 4h por dia de estudo que iam das 3h da manha as 6h, e tive de ler cerca de 12 livros com variados temas com volumes acima de 1000 paginas. (Confesso que tive de abdicar-me dos abraços de minha noiva bem como a companhia de família em momentos de lazer (RISOS))

Nataniel BaiãoE eu a pensar que ja li muito (RISOS). Que vantagens traz um CCIE para uma empresa ?

Felix Cunha (CCIE Written): Qualquer que seja a empresa, tenho um CCIE no seu quadro de pessoal so terá vantagens.

Empresas como Angola Telecom, MSTelecom, Infrasat, ACS, ou qualquer outra no ramo de IT poderao tirar máximo proveito da experiência quer seja no contexto pratico ou teórico de um CCIE para Desenho, Implementação, Configuração e Troubleshooting e possíveis inovações na sua rede. A titulo de exemplo a Infrasat e na qual me encontro vinculado desempenhando a função de Administrador de Sistemas, é um exemplo vivo das vantagens de ter um CCIE.
Segundo. A politica da Cisco é não permitir  pessoal não certificado de operar equipamentos da Cisco. Uma vez que esta informação e do domínio dos cliente, já se nota a atitude  de seleccionar empresas prestadores de serviço com pessoal técnico certificado

Nataniel BaiãoEstou ciente de que ao contrario do exterior aqui em Angola ainda não existe a real valoração de quem eh nacional e possui estes conhecimentos. Você acha que com o tempo isso mudara?

Felix Cunha (CCIE Written): Sim. E tenho fe que e uma questão de tempo e mentalidade. Digo isso pela experiencia que tive no projecto ANGOLA LNG a cuidado da Tecnol da qual fui funcionaro, onde o projecto para ser aceite tinha de vir bem detalhado no contexto de técnico certificados, onde acima da pirâmide tinha o Eng. Brayen Johnnes CCIE, Jorge Cisnero CCVP, e Eu Felix Cunha na altura CCNA.

Nataniel Baião O que você acha. Alguém que realiza o exame de CCNA e aprova deve imediatamente optar pelo CCNP ou pode ainda tirar outras certs tais como CCNA Security, CCDA, ou CCNA Voice?

Felix Cunha (CCIE Written): Não. Acho que depende das prioridades que cada um tem. A titulo de exemplo, temos o Jorge Cisnero que fez o CCNA e posteriormente fez o CCVP. Isto foi a preoridade da Propria Cisco empresa da qual ele era funcionário. Mas é importante saber que o nível seguinte apos qualquer especialidade em Cisco e o CCNP,CCVP ,CCDP ,CCSP e todos estes já a nível profissional (quer seja CCNA routing and Switching, CCNA Wireless, VOICE, Security  terá sempre como nível seguinte o Profissional.)

Nataniel BaiãoO que você acha daqueles que dizem não haver trabalho para CCIEs em Angola?

Felix Cunha (CCIE Written): Acho que trata-se de pessoas pouco optmistas.

Nataniel BaiaoO campeonato do mundo de futebol na África do Sul terminou a bem pouco tempo. Não acha que o sucesso nas transmissões televisivas e Online se deveu em parte ao facto de a África do Sul possuir em África o maior numero de CCIEs, logo a frente do Egipto?

Felix Cunha (CCIE Written): Não acho. Tenho plena certeza.

Nataniel BaiãoQue mensagens deixa para aqueles que pensam apostar na carreira Cisco? Vale a pena?

Felix Cunha (CCIE Written): Vale. E tenho quase certeza que valera sempre do mesmo modo que outras certificações valem, visto que posso considerar a Cisco uma das melhores plataformas de redes se não mesmo a melhor do mundo diga-se de passagem (Risos).

Nataniel BaiãoQuer deixar agradecimentos ?

Felix Cunha (CCIE Written): Agradeço a MStelcom, pois foi graças a seu projecto que teve inicio o desenho da minha vida como Professional de redes Cisco, com particular destaque a Dra. Ana Isabel e O Dr. Nvuala que sempre me apoiaram.

Brayn Johnes, meu mentor, Jorge Cisneros  Ambos Americanos ex. colegas de  companhia (Tecnol), sem esquecer do Luís Quitumba da MSTelecom, na altura no projecto do Soyo me dizia tu  tens que se  acreditar  mas tu tens potencial para tal (Risos).
Obrigado Quitumba.

Agradeço desde já o Eng. Johnny Ventura meu colega de bancada e area, a Minha Familia que esteve como em todos os Momentos, Eng Fernando Boulelo BL o homem  que  imprimiu todos os meus  materiais  independentemente dos numero de paginas (Risos).

Nataniel Baião – PS:  O homem não agradeceu a Deus pela inteligência. Vamos acreditar que seja um esquecimento.

O Felix pode ser contactado pelo email felix.cunhaARROBAinfrasat.co.ao

27 pensamentos sobre “Entrevista com Felix Cunha: CCNP e segundo CCIE Written Angolano.

  1. Felix meu grande amigo estas de parabéns, sempre soube que irias longe. Quando conseguimos o ccna, a nossa meta de subir na carreira cisco foi um sonho e voçe já tornou realidade . Meu mano estas de parabéns mais uma vez.

    Obrigada
    Madalena Dias

  2. Nataniel.

    Vá por mim, este KARA é filho de Deus e tenho a plena certeza que deus sabe que a sua não mensão terá sido resultado de esquecimento, pois a pressão no momento de trabalho é grande e como é de seu conhecimento não se tem grande espaço de manobra a nivel de tempo quando se trabalha em backbone.

    Acredite que O felix carrega consigo para casa os problemas do Serviço. em nome da Classe Eu. johnny Endereço agradecimentos a Deus pela indeligencia que nos deu como homens na face da terra, e sobre tudo pela Luz que nos guia em cada a nalise de para solução de problemas quer seja na vida Profissional ou Pessoal.

    Eu faço votos que Triunfes como o do felix não parem por aí. que haja ,mais Angolanos a somar cada vez mais e mais. o mercado angolano não deve ser receado somente de consultores expatriados sobre tudo Brasileiro. Estou em Crer que o Cerebro Angolano Tambem tem espaço no mundo do IT

  3. meu ex colega e um grande amigo te desejo mtas felicidades e sucesso na tua carreira
    tu mereces isso e mto mais e bom saber q conseguis-te o mais dificil foi com o teu empenho e esforco boa sorte e continua na luta

  4. Meu Bro, Felix Cunha, temos acompanhado o teu esforço e dedicação desde meados de 2008.
    Tenho a certesa que com a tua força de vontade e espírito de liderança poderás ir mais longe na tua carreira profissional.
    Digo isto porque desde tens sido sempre um líder, quer dizer tens sempre lutado para alcançar os teus sonhos e tens de dedicado bastante na àrea de redes para atingir esta meta.
    Parabéns bro, espero continuar a ouvir mais notícias tuas.

    um Abraço

    Miguel Santos

  5. Felix,

    Desde ja parabens pelo que ja conquistou até ao momento.
    para o futuro desejo-te determinação, humildade e muita honestidade, porque o caminho dos homens determinados tem destino seguro.

    Sucessos e muitas felicidades.

  6. Felix acredito que o teu sonho será realizado com aprovação para o exame LAB é so ter fé e perseveransa.
    Parabens e sucessos na carreira Cisco.

  7. Caro Felix,

    Parabens por sua grande conquista. Rico feliz por ter tido a oportunidade de participar neste longo caminho, e espero que a Tecnol podera ter outros colaboradores com o mesmo sucesso.

    Congratulations
    Daniel Ferraz
    Director Geral
    Tecnol, Lda.

  8. Caro Felix,
    Para ja lhe desejo parabens.
    Que continues com o mesmo empenho em tudo a que se propuseres na sua carreia academica e/ou profissional.
    Isso é bom quando nao paramso de nos increver a novos desafios.
    Vejo que fazes este “esforço” com alegria acima de tudo.
    Força rapaz…
    O resto acontece por inércia.

    ops…Nao há boda!?

    Pedro Bernardo
    Gestor de Segurança Informática

  9. Felizes aqueles que acreditam sem ver…
    O Félix Cunha é um exemplo de vida para todo e qualquer jovem angolano em geral e em particular para aqueles que já em nada mais acreditam.
    Precisamos sim de Roll Models (Modelos) para dar seguimento a uma sociedade que se quer desenvolvida e forte.
    O Félix é mais uma prova viva de que levamos mais tempo a digerir uma livro do que cerveja; é mais curta a noite de fronte ao lap-top do que numa discoteca; é mais valiosa a directa (Noite de estudo–»» Trabalho) do que (discoteca—-»»»Trabalho)

    Félix Cunha!!!
    Terás sempre o meu respeito e admiração.
    Hoje és um exemplo que quero seguir com muito orgulho.
    Força FÉLIX

    DO TEU AMIGO LUÍS QUITUMBA

  10. A vida é mesmo um mar de surpresas,tal como o tempo a safra das opurtunidades. Mesmo depois de tantos boicotes guerras geladas ao invez de frias,… tu sobreviveste irmão. és a prova de que deus existe e por intermedio de confusas formas escreve o que lhe vai na alma bem como o destino de seus filhos.
    És tambem a prova de que o triunfe de nós pobres esta sem duvida alguma, na aposta aformaçao academica e intelectual.para mim o CCIE que conquistaste não é so mente o Expert level em cisco como tambem o Expert level sobre como dar volta as adversidades que se vive no contesto profissional( Relações Humanas) apartir do momento que deus nos veste de Humildade e capacidades para executar nossas atriubuições.Aos Invejosos, faço votos que se cansem e que deste triunfe tirem a lição para seus erros corrigirem e assim juntarem-se aos outro para melhor desenharem seus caminhos suas vidas.
    PARA BENS MANO.

    Estão tambem de parabens todos aqueles que participaram de forma directo e indirecta nesta caminhada ardua, da qual estou certo que hoje se orgulham de a ter abraçado. ao Luis Quitumba, Jorge, Brayen, Alberto da ACS, Mário MStelcom, Madalena ACS Nelson Joaquim e Johnny Ventura, Jose Vunda. Considerem-se vencedores pelo titulo do Felix, estou certo que continuaremos impulsionando -nos ums aos outros ate ao nivel Arquitetcture.

    Não esquecendo do nosso Lema. Unidos Fenomenal Seremos e nehum pumangola nos derrubará.

    Abraços

  11. meu grande bro, na multiredes tdo parecia dificil com aqueles books tdos bwe grandes, mas agora ves q o meu era so inicial, amigo desejo-te grandes avanços e bwe d conquistas nesta area de redes, acredito sim que iras fazer as outras certificaçoes no exterior do pais, ate hje tdo foi concretizado com fe, e é claro que mais vitorias virao com a mesma fe, brother o mais importante na vida nao é ter uma fé grande, mas sim uma fé viva pq JESUS disse que se nos tivermos uma fé com de 1 grao de mostarda (e o grao de mostarda é como uma formiga), poderemos ordenar a 1 monte que se mova de 1 lado para outro, m

  12. Felix,
    Meu colega do curso da MSTelecom, estás de parabéns, este teu sucesso profissional é uma grande alegria e inspiração para mi.
    De todo coração fiquei muito emocionada com a tua entrevista, me deu forças para seguir o teu exemplo, fiquei mesmo muito satisfeita de ti.
    Como já falamos ao telefone, só temos a agradecer a MSTelecom pela oportunidade que nos deu ao nos permitir integrar o quadro de selecionados a fazer o curso de CCNA, desde aquele momento todos nos que soubemos aproveitar, nos abriu as portas na vida profissional no mundo das redes Cisco.
    Olha tudo de bom e muitos êxitos na tua vida pessoal e profissional, te desejo muita sorte e a minha disponibilidade para te ajudar em tudo aquilo que estar ao meu alcance, já que de uma forma ou de outra todos nos ficamos unidos como uma pequena família, alem de colegas também estabelecemos laços de amizades, porque mesmo distantes continuamos sempre unidos e em contacto, sempre atentos um dos outros.
    Sem querer prolongar mais, parabéns, boa sorte no teu exame de laboratório de CCIE.
    Obrigada.

  13. Felix,
    Conheço-te a pouco tempo, mas desde já notei a tua dedicação e a fome do conhecimento, ingridientes chaves para sucesso, acredito que ainda vais mais longe…

    Mohamed Neto

  14. Caro Felix estas de parabems estou contigo Abraços Irmão desejo-lhe muita força. nós estamos a nos esforçar no sentido de ao nivel mais avançado na área de Redes Cisco, Vamos mostrar que o angolanos tambem são capazes

    Abraços
    Att:
    Maximino Paca

  15. meu mano parabens nao te conheço mais ja me orgulho muito de ti força irmao vai dar tdo certo . estou neste ramo e sei o queao duro é passar nestes exames

  16. Mestre quero seguir as tuas pegadas mano que deus te ilumine o teu caminho que o teu nivel de conhecimento e muito elevado que transmita para nos teus seguidores.one mano .pedro manuel

  17. Felix, estou feliz por você, não eh fácil essa certificação CCIE written, tentei fazer a primeira vez em Maio de Setembro de 2012 e reprovei, estou estudando novamente para fazer em Dezembro de 2013, para Maio de 2014 tentar fazer a pratica na Bélgica.

    Sou Angolano também só que estou vivendo no Brasil, trabalho a 8 anos aqui, trabalho numa integradora cisco no qual o desafio eh muito grande por aqui. Se eu estivesse ai em Angola, acho que te procuraria para estudarmos juntos rumo ao CCIE R&S.
    Força mano, que Jeová esteja contigo.

Deixe uma resposta

