OSPF: Vizinhanças e Eleição do DR e do BDR

É com certeza uma grande dor de cabeça entender de principio o processo de eleição dum Designated Router (DR) e dum Backup Designated Router (BDR) quando a rede opera com o protocolo IGP OSPF.

A eleição dum DR e dum BDR é extremamente importante aqui devido ao facto de se garantir um ponto central de troca de informações de roteamento. Sem essa eleição haveria o risco de existir congestionamento das tabelas de roteamento na relação de adjacencias (vizinhança entre os routers). Falando em vizinhança dois routers apenas conseguem estabelecer uma adjacencia quando se conseguem ‘reconhecer’ dentro dos pacotes hello enviados e recebidos por eles mesmos num processo de 2 vias. Para isso sao necessarios que estes roteadores possuam a mesma area, a mesma mascara de subrede, possuam o mesmo intervalo de hello e dead, as mesmas passwords e porventura a mesma MTU (Maxim Transfer Unit) embora esta possa ser contornada caso o valor em bytes nao coincida em dois extremos.

Pela Figura abaixo:

O router R8 foi eleito como DR e o router R2 foi eleito como BDR. O processo de eleição dum DR e dum BDR num determinado segmento ocorre conforme uma serie de regras, a saber:

– O router com maior prioridade é eleito como o DR. O com a segunda maior prioridade é eleito o BDR.
– Se a prioridade que é um valor que vai de 1 a 255 nao for definida com o comando ip ospf priority [valor] entao o router seta um valor default que é 1.
– Se um valor 0 for indicado com o comando ip ospf priority 0 entao o router nao participa do processo de eleição.
– Se a prioridade for igual em todos roteadores entao:
– A RID (RouterID) do router é utilizada. A RID pode ser configurada pelo comando >router-id [id]. Se não for:
– O maior endereço configurado numa interface loopback (RID) faz com que esse router seja indicado como DR.
– Se nao existir uma interface loopback configurada com endereço, entao o maior endereço configurado numa interface fisica faz com que o router que a possua seja eleito como DR.

Um outro exemplo (retirado dum exame CCNA):

The routers in the diagram are configured as shown. The loopback interface on router R1 is labeled as lo0. All OSPF priorities are set to the default except for Ethernet0 of router R2, which has an OSPF priority of 2. What will be the result of the OSPF DR/BDR elections on the 192.1.1.0 network? (Choose two.)

a)R1 will be the DR
b)R1 will be the BDR
c)R2 will be the DR
d)R2 will be the BDR
e)R3 will be the DR
f)R3 will be the BDR

A questão aqui é muito simples. Devemos pensar em segmentos. Como o router R2 possui prioridade 2 entao ele será sempre o DR (resposta c). Surge a questão do BDR. No segmento R1 -> R3 como R1 possui uma interface loopback configurada entao R3 será o BDR (resposta f) em relação a R2 (que encontra-se no segmento R1 -> R3) e a R1.

4 pensamentos sobre “OSPF: Vizinhanças e Eleição do DR e do BDR

  1. Cara, parece que há um erro na sua resposta… (ou eu entendi errado)
    Como você mesmo diz, o R1 possui uma interface loopback configurada, desta forma ele deveria ser o BDR.

    Assim, a resposta deveria ser:

    B e C

  2. a resposta está correta, pois R1 possui um IP na interface loopback, mas seu IP na interface loopback não é maior que o IP da interface serial de R3, sendo assim R3 ganha como BDR.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s