NAT (Network Address Translation) I

Com o objectivo de se poupar espaço de endereçamento para se diminuir o rápido esgotamento de endereços publicos inumeras tecnicas foram criadas e uma delas é a tradução de endereços de rede. O seu funciomanento aproveita-se do facto de estarem definidos um 3 conjuntos de endereços de classe A, B e C considerados privados, e sao privados por nao serem roteaveis na Internet.

Deste modo é possivel atribuir a redes locais tal conjunto de endereços descartanto assim o uso de endereços atribuidos por entidades como AfriNIC ou IANA.

Por outro lado, também urge salientar a sua grande utilidade em questões de segurança. Se estes endereços nao sao roteaveis na Internet quer dizer então que nao podem ser atacados a partir da Internet e neste caso por exemplo, pela logica, Worms nao atingem hosts endereços privados. Bom isso é um assunto em discussão.

A Cisco (sim, NAT também o possuem servidores Windows e *.Nix) implementa NAT no Cisco IOS, e por isso definiu os seguintes tipos de NAT:

Nat Estatico – Aqui um pacote vindo de um endereço local é traduzido para um endereço publico ou global que seja valido, claro, roteavel na Internet.

Nat Dinamico – Aqui um pacote vindo de um ou varios endereços locais é traduzido para uma pool (conjunto) de endereços globais e roteaveis.

Overload (PAT) – Aqui um pacote vindo de um ou varios endereços locais é traduzido para um unico endereço global. Este tipo de NAT é também conhecido como Port Address Translation, visto que o endereço global ou roteavel usa um conjunto de canais ou portas para encaminhar os pacotes locais para a Internet.

No proximo artigo veremos como se definem os dispositivos NAT na rede.

Um pensamento sobre “NAT (Network Address Translation) I

  1. Pingback: NAT (Network Address Translation) II « Nataniel. Notes about IT in Angola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s