Google: De bom samaritano a ‘persona non grata’?

Parece que quando a Google começou e ganhou notoriedade tem quem nao percebesse que se estava perante o nascimento dum imperio multi-milionario que nao podia mais parar de crescer. E não é por se tratar duma conjuntura dum plano maquiavelico elaborado num escritorio qualquer de Wall Street, não, na verdade é uma conjuntura imposta a propria Google que para nao cair precisa de crescer, expandir os seus negocios.

O negocio principal da Google é busca e busca tornou-se sinonimo de Google (o googlear), mas esse dominio avassalador da Google no mercado de buscas criou a chamada concorrencia imperfeita no mercado. Repare o que lhe digo. Se você fosse no Domingo (06/12/2009) a noite ao site de buscas http://www.google.com buscar por ‘flamengo campeão’ a primeira noticia que aparecia era agregação de links na Google News, mesmo com milhares de sites como record, a bola,  globo etc a pagarem por serviços de publicidade lá.

Não é novidade alguma ir ao google procurar por Black Eyed Peas e dar de caras com videos de clips ilegais no youtube, sem que alguma vez os Black Eyed Peas recebessem alguma coisa por isso, e olha o youtube pertence a Google, não é?

Tente uma busca por ‘mail’ e a primeira indexação que aparece é a do gmail. Porquê? É o mais utilizado? Não! Coisa do PageRank? É dificil dizer, já que para já a hotmail parece ser o de maior utilização e continua a receber milhares de clientes.

A suposta imagem duma empresa virada para os interesses dos usuarios finais ficou manchada com o ‘deal’ com o governo Chines que permitiu assim a entrada lda Google lá a fim de estancar o irriquieto badoo.com. Em contrapartida é o governo Chines que dicide o que passa e o que nao passa no Google China.

Tem que já nao goste de diversos atrevimentos da Google como aquele em que prometeu aposentar o email com o seu ‘vaporweb’ Google Wave que aliás só o meu caro ultracognitivo (me perdoe) teve coragem de usar, alguem lembra e eu já reclamei também aqui quando tentaram dar cabo do famigerado Second Life e criaram apressadamente o ‘enterrado’ lively?

Nao que nao goste da Google, mas nao meparece que uma empresa com a conta bancaria a roer-se pelas costuras tenha muitas lições a dar agora, a Google nao minha opiniao já faz as coisas com o claro objetivo de dominancia do mercado Web, seja em video, musica, redes sociais, email, cloud, armazenamento etc, acabou a imagem duma empresa criada por dois miudos de boas familias de Harvard, lá agora trabalham os maiores gurus de gestãoe concorrencia que você nao gostaria de ter como adversarios de negocios.

Outras fontes:

http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?f=/c/a/2009/12/07/MNMF1AUFBM.DTL

2 pensamentos sobre “Google: De bom samaritano a ‘persona non grata’?

  1. A Google está a jogar ao “monopólio”. E o objectivo é único: dominar o mercado.

    Como é que a Google está a fazer isso? Aniquilando os seus adversários (ou comprando-os, mas dá no mesmo :P)

    E nesse processo têm dado alguns passos em falso… o Wave é um bom exemplo (eu tinha de testar :P )

  2. Se a alguns anos a Microsoft também fez o mesmo o que a Google está a fazer agora. Um dos exemplos é para quem não sabe a compra da Hotmail que estava a vencer ao serviço na altura pago MSN.
    A Microsoft teve que comprar.
    Muitas outras empresas neste mundo de Tecnologia terão o seu “lugar ao sol” a devida altura. Cabe é a nós consumidores estarmos atentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s