Google lança Chrome OS. Primeira visão

Friedrich Nietzsche disse uma vez para ter-se cuidado ao lutar contra os monstros, para que nao se torne um. A Google vem prometendo um sistema operacional que viria revolucionar o mercado e quando anunciou o Chrome parecia uma daquelas coisas que ninguem nunca viu tipo uma ideia do Raymond Kurzweil.  Os Google aficionados (UltraCognitivos e outros, hehe) clamaram por este sistema e esperavam certamente uma coisa decente aquando do seu lançamento.

Ok, ele nao é indecente, mas é como aquelas provas de sistemas distribuidos  e paralelos, do professor Veloso, não são dificeis mas são extensas demais para serem resolvidas em 2 horas, e é assim mesmo. Conceito de cloud computing, ok, para quem quer vender seu sistema operacional a Google? Para Sul Coreanos que vivem em Seul com mais de 90% da cidade com rede Wireless? Eu aqui em Angola, Luanda nao teria hipoteses com um computador com este sistema.

Depois tem o problema das compatibilidades. Os problemas com os plugins, os ActiveX, os certificados, tecnologias de segurança etc, que só funcionam em IE6, até que alguem resolva pensar que existe um tal de navegador chamado Chrome (desculpe, eu uso Firefox) que agora é também sistema e tal, bom isso é uma longa historia.

Imagine eu no meu querido Google Docs a digitar uma planilha financeira para entregar amanha, só que epá, a energia em Luanda como de hábito deu uma sumidinha. E daí? Salva, rapaz! Ho, só que a Net foi e eu uso Chrome OS.

Depois vem a energia, mas como o sinal da Tv Cabo nao vem como as vezes é hábito (uma chuvarada as vezes é a causa, e ja falaremos disso) se calhar por causa daquela pá grande da construtora XYZ que deu uma comida no cabo de fiber, ou alguma coisa assim e tal.

Tem também o problema da largura de banda real. Imagine eu com um file de 6 Mb e ter que guardar isso tudo? E as musicas? E o Virtual DJ? Tem para Web?

E os navegadores? Que opção temos de instalar o Firefox? e o IE? E o Opera (Onde Mozart recusa tocar) e o Safari? Quantos processos Anti-Trust a Google prepara-se para enfrentar?

Sabem qual a minha opinião? Chrome OS é um sistema elitista, ora.

Anúncios

Um pensamento sobre “Google lança Chrome OS. Primeira visão

  1. Eu queria escrever algo sobre o Chrome OS, mas acho que já escreveste por mim e mais 100 bloggers! :D

    Fiquei mesmo ansioso para ver o que o Chrome podia oferecer, seria a distribuição mais acessível para todo mundo (um Linux popular), mas pelos vistos não foi bem assim…

    Ainda não baixei/instalei o C. OS, pelos videos dá para ver que esse Sistema Operativo não é compatível com “Angola”. Velocidade de internet = Baixa, Electricidade=instável, enfim, tantos outros factores… sem contar que eu não sou muito adepto da “computação nas nuvens”

    Quando instalar vou dar a opinião definitiva :P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s