Bio: Wietse Venema

Voltamos mais uma vez com o espaço de biografias que como sabem trará nao só pessoal Angolano mas também estrangeiro. O ‘visado’ desta vez é Wietse zweitze Venema, que por ser uma figura ilustre é aqui trazida.

Holandês de nacionalidade, Formado em Física pela universidade de Groeningen na Holanda é entretanto na universidade de Eindhoven onde se destaca no departamento de computação e matematica.

Venema como é conhecido fica famoso apôs publicar com Dan Farmer o polemico software security administrator tool for analyzing networks (que sinceramente possui iniciais claramente antibiblicas) que mereceu protestos de meio mundo temerosos de que a mesma pudesse ser usada com sucesso para encontrar falhas de segurança em qualquer sistema informatico.

Venema entretanto nao para: Numa altura em que o servidor de email mais usado era o sendmail e também o mais atacado por causa de inumeras falhas de segurança, ele publica um outro servidor baseado no sendmail mas mais seguro, o Postfix largamente mais utilizado que o primeiro.

Venema publica ainda o TCPWrapper outro programa usado mundialmente e depois o Coroner Toolkit novamente com Dan Farmer. Existem muitas outras ferramentas e papers publicados por Venema que provaram-no com um dos mais proeminentes especialistas de segurança da decada de 90.

Venema hoje trabalha fruto do seu trabalho, na IBM nos Estados Unidos num dos seus centros de pesquisa, anda meio sumido mas aparece sempre em conferencias de software livre.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s