Gasolina e Telemóveis: explosão ou ficção?

A proibição do uso de telemóveis em bombas de gasolina, que teve início legal em Portugal em 2003, baseada numa famosa explosão numa estação de serviço da Malásia, pode estar alicerçada em pressupostos científicos errados ou, no mínimo, muito discutíveis. Quem o defende é Adam Burgess (na foto), professor da Universidade de Kent, em Inglaterra, que empreendeu exaustivas investigações acerca do que apelidou de “Mito dos Telemóveis Causarem Explosões em Estações de Serviço”.

De acordo com as conclusões de Burgess, é muito mais fácil “culpar” um telemóvel por uma explosão numa bomba de gasolina do que investigar as suas causas em profundidade. Para o investigador, a estática acumulada pelo aparelho e potencial causadora de incêndio muito dificilmente seria suficiente para causar a explosão, pelo menos não mais do que a energia potencial oriunda de uma camisola de lycra, por exemplo.

Burgess sustenta que a proibição do uso de telemóveis em bombas de gasolina só se mantém porque previne a distracção dos condutores ao abastecerem o veículo. O professor, autor do livro “Cellular Phones, Public Fears and a Culture of Precaution”, vai mais longe: “A quantidade de energia é baixa demais para causar qualquer tipo de efeito físico, particularmente no que respeita aos telemóveis mais modernos. Acresce o facto de que causar uma explosão não é fácil. Por mais intuitivo que possa parecer, não é sequer possível que um cigarro aceso cause a explosão de gasolina porque, simplesmente, não tem calor suficiente”.

Além disso, Burgess defende que a proibição do uso de telemóveis em estações de serviço tem consequências nefastas, nomeadamente o confronto entre clientes e empregados das referidas estações, o desvio das atenções para os perigos reais de incêndio – sobre-enchimento dos tanques ou colisões – e a estigmatização dos aparelhos.

fonte: telemoveis.com

Um pensamento sobre “Gasolina e Telemóveis: explosão ou ficção?

  1. Tem lógica essa afirmação desse prof “Adam Burgess” porque ainda não me provaram que as ondas electromagnéticas são capazes de provocar um incêndio instantâneo a qualquer altura do dia, em qualquer posto de abastecimento.

    Decerto que há outra explicação por ai….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s