Bandwith! O calvário das apps de cá?

Alguns meses atrás escrevi um projecto para um portal duma entidade governamental, que incluia programação dinamica (ASP.Net ou JSP), Databases (SQL Server), XML,  ASP Components, WebMail, FTP, HTTPS, SSH, templates e-gov etc, tudo a contar com um dos maiores provedores de aplicação dos EUA, por causa duma recomendação da DotNetNuke que eu gosto muito de usar.

De repente o meu cliente embirra e acha que o projecto tem de ser hospedado num provedor Angolano. Tudo bem nao tem problema, ele procura o tal e encontra, vamos lá no provedor XYZ (nao vou dizer o nome, nê?). Chegados lá qual o meu espanto, nao havia capacidade de suportar toda aquela buginganga tecnologica.

Falta de capacidade? Nao. O administrador do Windows Server cheio de medo pedia para nao o sobrecarregarem muito com aplicações “gulosas”. Porquê? Falta de capacidade? Nao, ele podia dormir com uns livros e resolvia no dia seguinte. A maka era largura de banda, isso mesmo, bandwith, sabe?

E eu os dou razão. Os provedores necessitam de ser fuinhas nessa questão, ou fazem um investimento gigantesco em infra de links v-sat, já que por cabo Sat-3 está garantido que nao se pode esperar muito dele ou contratam um empregado para ser o desligador de interfaces, ou pagam uma fortuna a um CCIE, ou corram o risco de sairem do mercado.

Por isso prometeu-se muito ao longo dos anos mas nao se altera muita coisa também, basta visitar os planos de hospedagem oferecidos pelos provedores e percebe-se logo a armadilha em que eles estão. Nao podem dar o que não é possivel dar.

Fiquei de boca aberta quando fui informado dum famoso provedor aqui em Luanda que fornece links ponto a ponto (VPN) que apenas podiam suportar ao maximo 256 Kbps de bandwith e isto como plano empresarial, obrigando as vezes as mais carenciadas empresas adquirirem 2 a 4 planos para evitarem todo um constrangimento de velocidade e redundancia para integridade dos dados entre os pontos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s