Rapidshare quebra sigilo de usuários para gravadoras alemãs

O serviço Rapidshare teria oferecido a gravadoras alemãs os endereços IPs de alguns de seus usuários, noticiou o site Slashdot .

A suspeita apareceu depois que um usuário do serviço teve sua casa invadida pela polícia alemã, há algumas semanas. O acusado teria utilizado o Rapidshare para compartilhar o álbum Death Magnetic, do Metallica, que apareceu na internet um dia antes de seu lançamento oficial, acontecido em 2008.

Segundo o site TorrentFreak , a princípio não se sabia como a polícia havia chegado ao infrator. Porém, um site de notícias alemã descobriu que a investigação pode ter sido baseada no parágrafo 101 da lei alemã de direitos autorais, sob a qual os serviços online devem fornecer identificação de usuários infratores para a justiça.

A suspeita é a de que diversas gravadoras, então, estariam usando o parágrafo como forma de intimidar o Rapidshare e conseguir os IPs de usuários que compartilham música com direitos reservados.

O TorrentFreak explica que o parágrafo 101 facilita a obtenção de dados pessoais de usuários suspeitos, permitindo que responsáveis por direitos autorais consigam uma permissão para a exigência de um juiz civil. Caso isso realmente esteja acontecendo, usuários que distribuem arquivos por serviços alemães, inclusive servidores BitTorrent, podem estar em risco de serem revelados.

fonte: yahoo

Um pensamento sobre “Rapidshare quebra sigilo de usuários para gravadoras alemãs

  1. Depois do veredicto do caso “Pirate Bay” eu já previa que factos desse género aconteceriam.
    Ainda é uma suspeita,o Rapidshare não confirmou nada,mas onde há fumo é porque há fogo ;)
    Só espero que essas fobia aos downloads não se espalhe globalmente,porque há muitas pessoas que usam esses serviços de hospedagem para fins realmente úteis, seria péssimo ter a privacidade invadida por causa de uma suspeita qualquer…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s