DNVT cria site para novo código de estrada

A Direcção Nacional de Viação e Transito criou recentemte um site informativo sobre o novo código de estrada. Melhor que tudo existe um simulador do exame multimidia e é gratuito.

27 comentários sobre “DNVT cria site para novo código de estrada

  1. O novo codigo em vigor é bem vindo porque visará ultrapassar muitos problemas que se viviam anteriormente, nomeadamente o desrespeito as regras de transitõ, a abtenção individa das Cartas de condução e outros.

    Navia publica tenho me deparado com muitos bons policias reguladores e fiscalizadores do transito. Mas o trabalho destes por vezes é atrapalhado por Agentes da policia e Militares que em viaturas particulares não respeitam as regras do transito. Quem os vai punir?

  2. O novo codigo em vigor é bem vindo porque visará ultrapassar muitos problemas que se viviam anteriormente, nomeadamente o desrespeito as regras de transito, a abtenção individa das Cartas de condução e outros.

    Na via publica tenho me deparado com muitos bons policias reguladores e fiscalizadores do transito. Mas o trabalho destes por vezes é atrapalhado por Agentes da policia e Militares que em viaturas particulares não respeitam as regras do transito. Quem os vai punir?

  3. Boa iniciativa da DNVT, nesses primeiros meses de mudança algumas dúvidas existirão e com a disponibilização digital dessas informações torna tudo bem mais simples.
    Vou tentar fazer o exame e ver como me saio :)

  4. Tenho uma dúvida, não sei se me a conseguem tirar….
    O meu Pai está em Angola( Nacionalidade Portuguesa) e fez inversão de marcha numa linha contínua, a policia viu, e mandou-o parar logo. Resultado: O Policia aplicou-lhe uma multa de 750euros = 74399.3 Kwanzas e tirou-lhe a carta de condução, só podendo ir buscar a carta quando pagar a multa.
    A minha pergunta é: Onde é que está escrito no novo código de angola que entrou em vigor a partir de dia 1Abril( se não estou em erro) que a multa por pisar uma linha continua é de esse valor em causa?
    Aguardo Resposta
    Abraço
    David Braz

    • Caro David Braz,

      No meu entender o seu pai não foi multado por ter pisado a linha contínua, mas sim por ter feito uma inversão de marcha numa situação que eventualmente pode ser considerada como manobra perigosa, e daí ter-lhe sido aplicada a multa por esta infracção e não propriamente por ter pisado a linha contínua, quanto ao valor da multa, o automobilista pode solicitar ao agente que o interpelou um pequeno boletim onde vem descrita a infração e a respectiva multa, ou ainda recorrer ao Gabinete Juridico da DNVT (salvo o erro) quando este, munido dos devidos argumentos e provas entender que foi – lhe aplicada uma multa incorrecta ou injustificada

  5. sobre o codigo de estrada acredito ser uma mais valia para a condução em Angola. porque havera mais precaução com o transito automovel e isto podera diminuir o excesso de desaster anivel da via rodoviaria.

  6. O novo código de estrada é bem-vindo, vai regular a atitude de muitos condutores. Mas não seria preciso regular com multas tão altas. Já pensaram no Salário Mínimo? No salário de um Técnico Médio? Então? Será que estes não podem conduzir? Ou afinal esses não erram?
    Por outro lado, recordo-me que ultimamente, ficamos preso durante cerca de 2h na via (próximo do Caraculo – Namibe) fruto de uma operação STOP, eram muitos carros ali encostados, o que depois pareceu ser um acampamento, estava tudo muito bonito, conversas daqui, conversas dali, etc. Mas infelizmente o ambiente, para mim, estragou num momento em que o agente regulador faz sinal de paragem a uma viatura, e esta afrouxou a velocidade para parar mas quando o polícia notou que era tropa ou seja, que era um fardado das FAA que estava no volante mandou-lhe continuar a marcha sem sequer o identificar pelos documentos. – Esta errado! Gritei enfurecido. Amanha será um bandido, um traficante que se calhar vai matar um militar, roubar-lhe a farda para ter prioridade no trânsito. Se o Polícia Transito não tem competência sobre os tropas, que nestas missões então, trabalhe com um PM. Pelos assim teremos a cultura de identificar as pessoas pelos documentos e não pelas roupas. Obrigado.

  7. Òla eu sou o luis nicolau gostaria de deixar o meu comentario açerca do novo codigo de estrada.
    esta actualização do codigo de estrada é bem vinda por um lado sim e por outro não
    pelo lado sim:irá minimizar o risco de açidentes nas estradas através da obrigariedade do uso do cinto as multas elevadas através de manobras perigosas,ultrapasssagens irregulares principalmente a falta de respeito por parte dos taxistas para com os passageiros
    pelo lado não:menor de 18 não pode conduzir isto é negativo porque a maioria dos açidentes podem até ser causados pelos jovens devido a embriaguês e as ilusões pela festas,mas não é que por um pagam todos mas se queremos minimizar os açidentes não vai ser com esta norma porque também temos muitos maiores de idades com a mentalidade de irresponsavél,e agora o quê que com a minha carta de condução eu tenho 18 anos com carro em casa,só me dresta guardar até completar 21 anos ou existe uma outra solução,respondam-me por favor.

  8. Boa tarde
    Acabo de ser multada por um policia de transito por estar mal parada. Entretanto o policia que me aplicou a multa não colocou o valor da multa no papel e quase que me obrigou a assinar mesmo sem o valor ameaçando levar-me para a esquadra e passar-me mais uma multa.

    Queria saber se eu fiz bem em assinar e deixar a minha carta com ele mesmo sem saber o valor que me foi aplicado e se realmente o artigo 163 e o n 3 correspondem á minha infracção.
    Obrigada

  9. Boa tarde

    caros camaradas

    a minha questão esta relacionada com a intervenção da policia em aplicar multas as viaturas que contem os vidros laterais fumados aplicado no nosso mercado paralelo.

    como devo fazer para aquisição de uma licença ou algo do genero que me permita circular, sem ser interpelado por um dos agentes da poliia.

  10. Fui instrutor de condução durante 20 anos em Portugal,este ano vim trabalhar para Angola como motorista..se puder ajudar vos estou ao vosso dispor.. gostaria de ter acesso ao Código da Estrada Angolano que deve ser igual ao portugues.. se for.. colocai questões que nas horas livres vou vos respondendo.. ao dispor

  11. gostei da iniciativa da policia de transito, mas tenho uma questão é proibido conduzir com os vidros fumados? E sse sim onde consta no novo codigo de estrada, aguardo a resposta

Deixe uma resposta

