Linux Satux: Usei e não recomendo

Já tinha ouvido falar do Satux algumas vezes, pensei até que nao era uma distro linux mas apenas um termo perjorativo.

Não é que um colega aparece lá no CI com um portatil duma tal marca CCE, imagina qual o sistema que estava lá. Isso mesmo: Satux. Até aí nao tinha problema, mas sistema a rodar encontrei um gnome totalmente “capinado” com um botão iniciar no canto inferior esquerdo.

Tentei abir o terminal, não encontrei. Depois duma busca encarecida lá aprececeu.

Não tem maka,  fomos a instalação do jdk bandeira, erros de dependencias, porquê? A shell segundo o satux, troquei a shell do usuario para /bin/sh (era /bin/bash) volto a rodar o script com sudo, pede password. Qual é a password? root, nada user nada, linux nada, imagina era satux, ok direitos liberados, mesma maka. Uma ida ao google procurar umas infos, nada parece que ninguem usa esta distro.

Ainda nao acabou a minha aventura com este satux. Pelo que deu para perceber ele é baseado no Debian Etch o que por si só é uma grande desvantagem. A tentativa de transforma-lo numa distro fácil fracassou porque em certos quesitos como rede chega mesmo a ser mais dificil que em outras, por exemplo a configuração do proxy de rede que apenas pode ser feita pela linha de comando, bem como as configurações de linha de comando que quando realizadas não aparecem no modo gráfico.

É claramente uma distro para usuarios relaxados e conformados, com o que está lá.

36 pensamentos sobre “Linux Satux: Usei e não recomendo

  1. A CCE é uma empresa brasileira e muito conhecida por aqui, não tem fama de produzir bons produtos e sim de produtos baratos e de baixa qualidade. Alguns brincam com o significado da sigla da empresa chamando CCE como Conserta, Conserta e Estraga rsrsrsr. Quanto a distribuição linux usada no aparelho (Satux) não poderia ser pior, realmente uma distribuição “piorada” do linux. A ideia de vender computadores com linux no Brasil foi incentivada pelo governo, parecia muito boa pois incentivava a adoção de software livre, porém as distrubições usadas nesses computadores deixaram muito a desejar e com isso a Microsoft ganhou terreno com o seu péssimo rWindows Starter Edition.

  2. ai trudelmer.

    acho isso realmente estranho. se existia uma solução boa como kurumim, porque nao apostaram nele? acho que a tentativa de se criar linux distro com cara de windows é totalmente errada.

  3. Pessoal , comprei um not da marca CCE, sistema operacional Linux satux e um roteador wireless G54 WGR 614 que vem com um CD para instalação , não consegui instalar o programa, simplesmente no final aparece erro. O que deve ter acontecido ? alguem já instalou este roteador neste linux satux?
    por favor me dê uma ajuda.

    • sinceramente… kem vive de linux a vai passar fome…
      tenho certficacao d mcp // mcdst // mcse //
      comprei um notebook pra miha mae…
      e adivinha vem o tal do satux … pra mim ja esta complicao de mexer imagina pra minha mae ke nao sabe o que e um mouse..
      soh tive outra solucao … colocar o windows xp…
      e outra kalker crianca sbe mexer no pc.. ke seja o windows…
      pq linux nem adulto sabe mexer… pessoas na area certificada nao sabe mexer…
      imagina um leigo???

      • “pessoa na area certificada” e pelos vistos com muitas dúvidas sobre sí mesmo, saiba meu irmão que as certificações que se refere são títulos e como tal deverão ser escritas em letras maiúsculas, no caso seria MCP, MCDST e MCSE, sendo um “técnico” certificado deveria exigir de sí algo mais e postar aqui uma análise de sua autoria, dando uma opinião precisa sobre o que achou da distribuição, quais deverão ter sido os pontos fortes e/ou fracos, acima de tudo escrever os seus comentários como um técnico certificado faria, com conhecimento de causa e escrevendo com seriedade e correctamente e nao como um garoto que se dislumbra com os Mircs da vida, dâ-me a entender aqui, que é mais um dos que estudou, gastou dinheiro apenas para ter diplomas, isto vale para si e para outros que tem a mesma atitude e se limitam a copiar opiniões de terceiros, e outra, quem “mexe” é curioso, o técnico indaga, busca e tenta solucionar se nao conseguir, pede ajuda e lembre-se mano técnico, para tudo é preciso estudo/conhecimento, se voce tivesse algum conhecimento básico de qualquer distribuição linux, principalmente dominando alguns comandosinhos, talves conseguisse ser um bocado mais perssistente na sua análise ao Satux.

        Obrigado e Sempre Humilde ehehehehehehe. Sem ofensas

      • Concordo plenamente com o Eugênio, o texto do Renato está repleto de erros no mínimo comprometedores quanto a sua real formação.
        Tenho o Linux Ubuntu 10.4 instalado em um de meus computadores e a versão 12.04 na Virtual Box em outro, embora goste de usar o Linux, confesso que apanho bastante para rodar todas as funcionalidades que quero, uso mais como “Passatempo” mesmo.
        Apesar do Ubuntu ter uma interface e uso bastante intuitiva, parecida com o Windows até, realmente as distribuições Linux carecem de mais intimidade e facilidade de uso para leigos, e sobre o Satux, confesso que nem o conhecia, só fiquei sabendo de sua existência após um anuncio de computador, e nos comentários alguém criticava o S.O embarcado, que no caso é o Satux.
        Vou me informar melhor, apesar de que, muito provavelmente continuarei usando o Ubuntu.

  4. nao posso concordar com vc quando disse que nem adulto sabe mexer. P/ mim linux é que é sistema.

    o problema é do satux que nao vale nada, porque linux é linux, nao existe linux sem shell, ele nasceu assim e assim continuará.

    quem ja usou distros maduras como ubuntu e fedora sabe do que eu digo em termos de qualidade. Tenho duas impressoras de rede que nao consegui meter a rodar no windows mas no linux nem foi necessario qualquer drive, rodou de primeira,entao é tudo relativo meu caro.

  5. renato bonomo permalink

    sinceramente… kem vive de linux a vai passar fome…
    tenho certficacao d mcp // mcdst // mcse //
    ….
    pq linux nem adulto sabe mexer… pessoas na area certificada nao sabe mexer…
    imagina um leigo???
    ————————————————————————–
    Não entendi o porque de você citar essas certificações… você tem certificações Microsoft… e não ta conseguindo mexer no Linux…
    Que tal experimentar uma certificação Linux ?
    ps: Uso Linux e não possuo nenhuma certificação, acho q o problema está com vc.

    É o mesmo que eu tirar certificação Java e vim postar aqui que não consigo programar em bash script. -_-

    Discordo em partes no que você diz que o Linx é EXTREMAMENTE complicado, hoje é completamente possível você deixar um Linux redondo sem usar o terminal, usando o Synaptic por exemplo em uma distribuição como Ubuntu.

    Mas o forte do Linux é o terminal, uma linha de comando pode valer mais do que mil janelinhas.

    Problema é que infelizmente vivemos num mundo capitalista e somos extremamente acomodados, sempre vai existir essa dificuldade em se quebrar paradigmas… Se sua mãe consegue mexer no Windows é porque desde o começo ela está mexendo no Windows e foi aprendendo, já minha mãe um dia desses usou o meu computador fez o que queria e nem sabia que estava utilizando Linux, assim como ela não consegue instalar um programa no Windows, tb não consegue no Linux, mas usa o Sistema(configurado) sem problemas.

    Agora sobre o Satux:
    Resolvi testar a distro pois é a unica que tem driver 3D pra placas gráficas SIS. Depois de um tempo pretendo postar um post comentando a experiência.

    abraços.

  6. cara pense uma coisa chata é esse satux(!)
    meu,não da pra instalar nada,ja tentei varias vezes baixa o msn,mais nem consigo,eu so instalei ele pq o meu pc formato sozinho se não eu continuava com o XP q é o melhor q eu ja vi(!)
    e eu queria saber como é q eu fasso pra instalar algum anti-viruz e o msn?por favor me ajudem não aguento mais ficar sem o meu msn!por favor

  7. esse linux é uma porcaria,voce tenta baixa varios programas…tambem só tenta porque nao baixa nada……
    eu comprei um computador legal,mas veio com esse sistema operacional….odieiiii!!!nao recomendoooooo!!!super insatisfeita.

    • THAYS É TUDO UMA QUESTÃO DE SABER LIDAR COM O SISTEMA OPERACIONAL VOU DAR UM CURTO EX VAMOS SUPOR QUE VC É USUARIO DO WINDOWS XP 64 BITS VC VAI ACHAR UMA PORCARIA PRQ NÃO RECONHEÇE QUASE NENHUM DRIVER E FORA AS INCOMPATIBILIDADES COM UMA PENCA DE PROGRAMAS É DESSA MANEIRA QUE MUITOS PENSA POIS TÃO ENGANADOS É SÓ BAIXAR OS DRIVERS/PROGRAMAS FEITO PARA ESSA VERSÃO A MESMA COISA É O SATUX DEPOIS QUE VC APRENDE A MECHER COM ELI VAI SER UMA MARAVILHA E SEM CONTAR QUE SISTEMA LINUX É RARU DE SE PEGAR VIRÚS^^

  8. VOU DEFENDER O SATUX!!! Sei que este é um LINUX muito criticado, mas eu tenho um DESKTOP da CCE que veio com o SATUX e estou SIM muito satisfeito com ele, pois para o meu uso ele é ótimo, sou professor e uso PC para internet e editor de textos, algumas vezes ouço música e só. O SATUX dentro da proposta dele, e é assim que ele deve ser julgado é ótimo, ele é para usuários básicos, que usam PC para tarefas e pesquisas.

    • Concordo plenamente com voce para usuarios basicos ele é realmente otimo, quando se trata desses programadores de meia tigela pensando que é o fera, que so porque tem sertificado quer fazer do Linux Satux qualquer coisa como faz com windowns, fica muito dessepisionado.
      A ideia é essa tornar o Linux em um sistema facil e seguro. Parabéns pelo ato de coragem.

  9. Não tenho nada contra o Satux, muito pelo contrário, estou adorando. Sou Técnica em Informática com curso de manutenção e acreditei no Linux e não estou desapontada.
    Linux/Satux é para quem sabe mesmo.

  10. Por favor alguém pode me ajudar? tenho um notbook com o sistema satuz e não consigo configurar o roteador (netgear wgr 614) , não pega o sinal wereless

    se alguén souber como me digam por favor

    • Estou usando o WIN D23L CCE representa um ótimo custo-benefício, ja operava pouco conhecimento o Ubuntu 9.10 em outro notebook, não usar o 10.04 em razão do drive sis 671/672.
      Com o notebook da CCE cujo so i3 que vem instalado o Satux-Linux como não conhecedor de informática estou muito satisfeito pois me atende adequadamente sem problema de vídeo, de instalação de novos programos, é só estudar o manual que tudo está lá.
      Tenho um so windows xp original mas prefiro o Linux e agora o Satux, apesar das críticas acredito infundadas.

  11. Sou aposentado e tenho diversos cursos na area de manutenção, começando la do radinho de pilha, e com a experiencia que tenho na area de eletronica e informativa se aparecer um satelite acho que dou a volta, rsrsrsrsr. A alguns anos comecei a experimentar linux, primeiramente com a conectiva server 6.0. não tinha os driver, não reconhecia praticamente nada de hardware, os comandos uma loucura…; como eu tinha intimidade com o DOS pois fiz varios programinhas em clipper o shell não me assustou.me aventurei? 10 anos se passaram tenho dual boot porque resolvei aprender a consertar celular e os programas na grande maioria so existem para o janelas, quanto a linux a minha distro principal ainda é o ubuntu 8.04 estou com a 9.10 mas minha net e 3G, portanto pra atualizar vai ser um ano.Tenho o VMware que mantenho varias distro instalada para fazer modificações experimentais para não estragar a instalação principal. Se as modificações derem certo na instalação virtual passo pra principal. Foi a maneira que achei de aprender linux sem dar pau na instalação e recomendo a iniciantes e avançados pois qualquer coisa apago o arquivo VW e começo do zero. Quanto o Satux – Ele foi feito para quem quer mudar do janelas para o linux e nao tem coragem, vendo o Satux com aparencia de janelas a pessoa fica mais confiante em pelo menos experimentar. Depois de algum tempo, quando perceber que não tem ( ” Seu sistema precisa ser reiniciado ERRO “zsdpofoasj” Favor informa a MICROSOFT???? ) a pessoa, se for daquelas igual a mim mudara rapidamente para uma que se possa personalizar ao BEL prazer, instalar o que não precisa so pelo prazer de instalar e desistalar so pra ver se vai dar pau pra aprender um pouco mais. Mais não se esqueçam que por mais simploria e infeliz por ser feita a cara do janelas é Linux rodando em baixo da interface grafica, e muito madura e estavel. Pena que pra quem gosta de Personalizar, mudar isso mecher naquilo, cutucar aquilo outro não dá. Pra isso tenho o UBUNTU, SLACKWARE, FEDORA, SUSI etc que da pra mudar ate o kernell.

    ALERTA – Se voce é daqueles que queram tudo na mão, tem preguisa de ler, gostam de tudo pronto, tem preguisa pra tudo e que não quer ter nenhum tipo de trabalho voltem para o janelas e vivam com o seu eterno travamento por execussões ilegais, falta de memoria etc. Mas se tiverem um pouquinho de paciencia, lerem um pouco, se interressarem realmente para o que seu dinheiro comprou e descobrir o belo mundo da informatica, bem vindo ao LINUX que .

  12. Gostaria de sabe como faço para poder baixar os program, pq tentei varia vezes mudar a versão do msn i numca de certo, alguem poderia me ajudar?

  13. Quando finalmente surge um linux com um bom layout e limpo,o pessoal “mete o pau” !!
    Incrível isso!!!
    Uso windows pelo fato de ser mais viável no uso,mas não gosto por causa de segurança e ter que burlar ativação,por ser caro comprar um com chaves,bonitinho.
    O Linux tá precisando de uma versão que atraia atenção pelo layout,limpo,organizado e de fácil entendimento aos que são “preguiçosos”.
    A postagem é velha,mas vale uma atenção.

  14. Oi Pessoal!

    Vou aproveitar o post recente que pode “reavivar” o tópico e perguntar ao pessoal com mais experiência.

    Acabei de comprar um note cce que veio com essa distro Satux com Gnome. Era a oportunidade q eu esperava para poder começar a lidar com um Linux. Quis acessar um pc aqui da minha rede com win7 e já pintou umas msgs de erro.

    Será q alguém poderia me indicar uma distro que tenha uma interface q ajude um adestrado pelo windows como eu? Ah sim, tenho bastante intimidade com DOS pois sou do tempo do bit lascado.

    Abraços e obrigado

  15. Gente, preciso de ajuda!
    O meu computador é um brasint com linux satux que sempre que quero desinstalar aparece
    login e password. Alguém pode me ajudar???
    Seria de grande auxílio se alguém postasse algo para mim e outros que sofrem com isso.
    Ps: o tutorial que segue para o cce para notebook serve no meu caso?
    :)

  16. Já usei alguns rwindows, como por exemplo: xp e seven. Comprei um CCE e veio com o SATUX que pra quem não sabe é um sistema baseado nas versões do UBUNTUM, o que difere é que ele é criado por um empresa Brasileira, ou seja, é um sistema 100% brasileiro. Como já testei o rwindows não custa nada testar o satux ou qualquer versão livre. Outra observação é que atualmente a um “programa” pra Linux q possibilita instalar arquivos com a extenção .exe. Não vô citar aqui, é só procurar que vão achar. Entretanto achei essa apostila bem bacana pra quem não conhece linux e queira se aventurar, não importa qual versão do linux (ubuntum, kubumtum etc), lembrando que é possível mudar minha versão pra outra com apenas dois clique e o bom sem pagar e nem precisar de outro cd diferente . Leiam se puderem porque eu ja comecei e tiram a prova, evoluam e não fique na mesmice de sempre. Linux é SO livre, mas há uma grande maioria que ainda pertence ao mundo “geração coca cola”, claro que cito essa música aqui como o fato de termos um SO 100% e prefirirmos um piratex!!!!

    Link: http://www.4shared.com/document/yfUGrVrQ/ubuntuguiadoiniciante-10050118.html?

  17. AQUI NO BRASIL,O SISTEMA É PIRATA”WIN7 “WIN8 .ULTIMATE DAEK ,BY MICROSOFT PIRATE M.R. E IR NA RUA E COMPRAR O CLONE COM KEY CODE ´POR R$ 10 REAL JÁ ERA LINUX ?HUM NADA A VER CCE? CHINA COMPONENTS EXTRANHOS/?

  18. …Galera vou falar sobre uma experiência que tive:
    _ …em 2008 comprei um nootbook com o sistema operacional “linux mandriva”. Durou três anos até eu resolver instalar o Windows 7. Como são várias pessoas que acessam a rede entraram em algum site e baixaram tantos programas e, junto deve ter vindo virus, problema que não tem com o linux, que se intalou na máquina deixando-a lenta demais, isto este ano, com dois meses de instalação do 7. Resultado, o técnico não resolveu, a máquina tem pouco uso fisico e, tá encostada.
    Vamos lá! Mês passado mudei para computador CPU da CCE, monitor da samsung, tá! Detalhe, comprei com o sitema operacional satux linux certo.
    O Rodrigo que postou uma mensagem em 2009 falou uma coisa certa… nós brasileiros estamos tão acomodados que só copiamos a maioria das coisas e repassamos para frente sem criar uma critica contrutiva. Sou um leigo, mas para usar esses sistemas deve-se ter cursos simples na área de informática. Ensinei sobre o linux para minhas irmãs e hoje usam a maioria dos recursos sem problema.
    Confesso uma coisa, tenho dificuldades para atualizar e intalar programas que geralmente são para windows mas, atravé de troca de informações que vou conseguir isto.
    Parabéns aos programadores do linux…faz a gente pensar, não acaba nunca as curiosidades, trabalha a mente.
    Espero não ter ofendido ninguém com os comentários.

  19. Comprei meu computador em 2006 e posso afirma que o Satux valoriza o pc. Assim que o pc chega pela primeira vez a gente vai procurar jogos clica em iniciar… jogos é ”Cade os jogos” Se depara com paciencia,gamão para internet,minas umas porcarias é no linux tem joginhos muitos bons,mais por exemplo a gente vai ler um Pdf ”O WIndows não reconhece esse arquivo” Vai assistir um DVD .MP4 ”Falta codecks necessarios” como eu disse no windows tudo precisa de programas é no LInux é diferente Ja vem 100% pronto para uso não necessita de nenhum programa!

    Pontos fortes do Windows:

    Eu uso o windows pois a maioria de programas foi feitos para windows é por isso ah maior suporte para ele pois usuarios do Linux por exemplo não tem o gostinho de usar o Msn 11 assim que acabou de sair do forno a menos que use em dual-bot ou maquina virtual!

    Então existe gosto paras os dois mais eu realmente prefiro o Linux!

  20. Unix, Linux , QNX , MacOS X , BSD , Solari … e por ai vai – esse sim verdadeiros sistemas operacionais .. o que diferem um dos outro – quase nada .. que facilidade – é só usar Windows. Não é falar mal de um sistema por que não sabe “usar” – [ sentido de ” trabalhar ” ] , não somente para acesso a internet , mas fazer as tarefas do dia a dia , usando as ferramentas que o sistema dispõem .

Deixe um comentário

