Endereçamento IP Básico parte II

Leia aqui a primeira parte

A divisao de redes e hosts baseados em classes com tamanhos fixos providenciou a empresas  influentes uma larga dimensao de hosts de classe A com a qual as mesmas se sentiram folgadas ao longos dos anos para endereçar suas maquinas ao redor do mundo.

De facto nao se imaginava que a Internet seria usada por tanta gente em todo redor do globo, de moo que os seus arquitectos foram obrigados a encontrar soluções para impedir o rapido esgotamento de endereços Internet. Vale lembrar que os endereços publicos sao propriedade de uma agencia norte-americana que faz questão de distribuir blocos de endereços a entidades provedoras de regioes continentais que por sua vez tratam de gerir os endereçamentos dos seus paises.

Solução:

Desprezar o facto de existirem classes com tamanhos fixos para distribuir hosts numa subrede.

Imagine que você nem precisa de tanto, mas obtivesse um endereço IP de classe A, digamos por exemplo 125.4.5.0/8 entao terias 2^24 (o endereço de rede é 125.0.0.0) hosts para endereçar o que é um grande absurdo para uma empresa apenas, mas é mesmo assim que muitas empresas ainda hoje (tais como Microsoft e HP) possuem tal quantidade de alocação de endereçamento.

Para prevenir esse erro foi adotado uma especificação conhecida como classless que permite a um endereço nao importa de que classe seja tenha um numero de hosts apenas necessaria as suas necessidades.

Digamos que a empresa acima necessita de apenas 22 hosts, entao ainda baseado no endereço antigo 125.4.5.0 teremos 22 <= 2^5 – 2 hosts ou seja 22 <= 30 que já é uma alocação bem mais razoavel nos dando um 32 – 5 = 27 ou seja um /27
Neste caso teremos o nosso endereço com 125.4.5.0/27 para a nossa empresa.

A principio parece ser algo complicado, mas não é. A unica coisa que foi feita de especial foi apenas especificar que necessitamos de 22 hosts e dai termos encontrado uma potencia de base 2 que é maior ou igual que 22 neste caso é 5, porque 2^5 =32. Se fosse 4 nao daria porque 2^4=16 que é menor que 22 e nao nos interessa.

Imagine entao que necessitamos agora de 40 hosts, ainda com o endereço de classe A acima. Como proceder a alocação de hosts?

A resposta é novamente simples:

40 <= 2^6 – 2 ou seja 40 <= 62 entao 32 – 6 = 26 ou seja /26, logo teremos

125.4.5.0/26

É necessario lembrar que este /26 corresponde a uma separação entre a rede e host, porque poderiamos muito bem representar como:

11111111.11111111.11111111.11000000

Ou 255.255.255.192

Para obter os valores em decimal a partir do valor em binario basta usar o sistema de pesos ja discutido na primeira parte.

Note que os 1’s sao 26 e os 0’s sao 6. Lembre-se os 0’s representam sempre o numero de hosts. Logo acima que teriamos a dizer acerca do numero de subredes? Como é classe A o primeiro octecto nao conta. Começamos então a contar os 1’s a partir do segundo octeto (da esquerda a direita) para a frente. Sao 18 1’s. Logo termos 2^18 ou 2^18 -2 combinações ou subredes.
O facto de se ter subtraido por – 2 tanto o numero de redes como de hosts, corresponde a uma orientação Request For Commons que define o funcionamento da maior parte de protocolos conhecidos. No entanto nao é exatamente obrigatorio suprimir 2 hosts porque uma outra RFC já foi lançada a derrubar esta anterior obrigatoriedade.

É claro que estes esquemas muitas vezes sao adotados aplicando regras e definições como escalas de endereços privados, NAT, CIDR, VLSM etc que serão explicados nos proximos artigos.

3 pensamentos sobre “Endereçamento IP Básico parte II

  1. Pingback: Endereçamento IP Básico III. CIDR e VLSM. Que diferenças? « Switching News Network Angola (SNN Angola)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s