Fabricante anuncia criptografia para chamadas de celular

A firma alemã Secusmart anunciou um cartão microSD com processador criptográfico capaz de elevar a privacidade de chamadas originadas em alguns modelos de celulares da fabricante Nokia.

Por padrão, as redes GSM já possuem criptografia, porém especialistas afirmam que é muito fácil decifrá-la com o equipamento correto. A alternativa da Secusmart, por outro lado, utiliza o padrão AES 128 bits de criptografia, com o método ECC (Criptografia de Curvas Elípticas).

Com o sistema, explica o site heise Security, a transmissão e decifragem da chamada é feita em segundos. O software Secuvoice utiliza o codec GSM para codificar os dados da chamada antes que o chip faça seu trabalho. Os dados então são mandados via rede GSM e através de um certificado armazenado no cartão e protegido por um número PIN, a ligação é autenticada.

Para aumentar a confiabilidade no produto, a fabricante (www.secusmart.de) esclarece que os dados relativos à segurança permanecem sempre no cartão, ao contrário da criptografia GSM via software.

O cartão microSD pode ser utilizado com os modelos E51, E66, E71, N78, N81, N82 e N95 e, de acordo com o site alemão da ZDNet, estão sendo desenvolvidos modelos de 1 e 2 GB de capacidade, sendo que a tecnologia não é compatível com o Windows Mobile.

Pacotes de aparelho, software de criptografia e o cartão integrado serão vendidos por aproximadamente 2500 euros (cerca de US$ 3.500).

fonte: yahoo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s