Google investe em banda larga para países necessitados

Levar a Internet de alta velocidade e a baixo custo a milhões de pessoas em África e em outros mercados emergentes em 2010 é o objectivo do plano “Outros 3000 milhões”, criado pelo maior banco da Europa, o HSBC, a empresa Google e o operador por cabo Liberty Global.

O grupo O3b Networks, resultado da parceria daquelas três entidades, vai criar uma rede de satélites para que os operadores de telecomunicações e os provedores de serviços de Internet possam depois fornecer conexões em banda larga às pessoas e empresas que ainda não podem desfrutar da rede. A opção pelos satélites, que substituem outras tecnologias de armazenamento de rede, torna o serviço economicamente rentável e fácil de implementar.

O ministro das Finanças da África do Sul, Trevor Manuel, já felicitou o projecto em declarações feitas durante uma conferência de imprensa em Berlim, na Alemanha. “A falha de informação é muito real e clara, tudo o que podermos fazer a contrariar deve ser encorajado”, acentuou depois de participar numa iniciativa das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Trevor Manuel lembrou que “a informação é poder, um suporte da democracia e da tomada de decisões.”

A O3b Networks assegurou entretanto, através de um comunicado oficial, que os satélites necessários ao projecto iriam ser construídos pela empresa Thales Alenia Sapc e que deveriam estar operacionais até ao final de 2010. O fundador da companhia, Greg Wyler, explicou à Reuters que a cobertura da rede abarcaria um território desde Espanha até à África do Sul, incluindo grande parte da América do Sul, Ásia e ilhas do Pacífico sul.

O projecto está orçamentado em 460 milhões de euros até ao lançamento.

Fonte: Publico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s