Promis? Nao! “Siemens Intelligence Platform”

Já devemos ter ouvido falar sobre o Promis um suposto sistema de espionagem usado por agencias ocidentais capaz de filtrar mensagens electronicas, documentos etc e que supostamente estaria instalado em sistemas bancarios e outros pontos chave de acesso vitais. Também devemos ter ouvido falar do Echelon um sistema de filtragem de voz capaz de alertar sobre possiveis mensagens de conteudo perigoso disparadas por varias centrais e backobones de telefonia que colocado em pontos chave existia para alertar sobre possiveis ataques terroristas e acções perigosas etc.

Numa das ultimas conferencias da Defcon maior evento de segurança informatica do mundo e que se realiza anualmente em Las vegas um funcionario da NSA, agencia de segurança dos EUA afirmou que o Echelon simplesmente como era conhecido nao existia e era impossivel de existir por ser “impossivel” tecnicamente suportar filtragem e analise de tantos pacotes de voz ainda de que de um modo automatico.

Só que estas “estorias” provocam ideias e a Siemens gigante Alemão da eletronica afirma ter produzido uma plataforma de espionagem (composta por modulos de fiscalização) capaz de filtrar e identificar ameaças de terroristas, por analisar diversos tipos de documentos, chamadas telefonicas, emails, transacções bancarias etc. Combinadas estas recolhas elas podem ser combinadas no sentido de se procurar por nomes, numeros e outros dados que representem uma ameaça bem como por meio destes ser possivel ligar as ameaças a possivel documentaçao ou ligações.

O software parece ter inteligencia artificial suficiente para identificar “padrões de comportamento” a fim “suspeitar” por exemplo duma transacção bancaria realizada a um banco estrangeiro ou do numero de ligações a uma determinada entidade.

Junto com tudo isto este pacote vem ainda acompanhado dum centro de monitoramento de chamadas telefonicas desenvolvido pela Nokia em conjunto com a propria Siemens.

No entanto especialistas como Bruce Schneier ja avisaram que este sistema nao é 100% fiavel e que pode produzir tanto false-positives como false-negatives, questionando mesmo as intenções da Siemens que afirma ter já vendido o mesmo a mais de 60 países.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s