Polícia holandesa e FBI fecham botnet Shadow

Dois homens foram presos após uma operação policial conjunta entre a divisão policial de crimes de alta tecnologia da Holanda e o FBI contra a rede botnet Shadow.

Botnets são redes formadas por milhares de computadores-zumbis, infectados com malware e então utilizados para envio de spam ou disseminação de vírus. Os zumbis são controlados à distância, e simultaneamente, pelo hacker. Acredita-se que a rede Shadow possua cerca de 100 mil computadores.

Além do jovem holandês de 19 anos, responsável por manter a rede, um brasileiro foi preso acusado de tentar comprar o uso da rede. A polícia agora conta com a ajuda da firma de segurança Kaspersky Labs, que está ajudando a derrubar cada um dos pontos infectados pela botnet, noticiou o site VNUNet.

Segundo o site Digital Trends, as vítimas da rede Shadow estão sendo contatadas pela polícia holandesa e direcionadas a uma página da Kaspersky com instruções para a localização e remoção do malware que permitia controle remoto. Quem suspeitar que esteja infectado deve procurar a polícia e registrar uma ocorrência.

Para o site ZDNet, entretanto, as instruções são insuficientes e é recomendado que todos os usuários afetados realizem um exame completo de antivírus para detectar e remover qualquer código perigoso adicional que seja encontrado.

O FBI trabalha em uma campanha contra o uso criminoso das botnets, e já prendeu um adolescente neozelandês que estava programando malware para uma rede botnet.

A página da Kasperski para o Shadow é kaspersky.com/shadowbot. Recomenda-se que todos, em qualquer parte do mundo (inclusive no Brasil) visitem a página.

Fonte: Yahoo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s