Notepad++ o canivete suiço dos programadores

Quando a tempos deparei-me com o imbroglio de ter de escolher uma ferramenta para desenvolver meus codigos nao tinha sequer ideia do que era este NotePad++. Estava habituado a que me fossem apresentadas ferramentas de ‘dificil trato’ como NetBeans e JCreator. O meu professor vinha recomendando a mesma, mas nao dava muita importancia, até que um certo dia resolvi abrir um arquivo fonte para nunca mais deixar de usa-lo.

Mesmo na Interface ele apresenta muitas vantagens sobre os seus concorrentes, as suas fontes sao muito mais perceptiveis do que a dos seus concorrentes, a area de escrita é mais abrangente, o sistema de abas combinado com o facto do mesmo ser um programa que consome muito menos memoria do que os outros fazem dele uma boa ferramenta mesmo para quem nao possui um PC poderoso. E mais, o mesmo pode editar dezenas de tipos de ficheiros e ainda assim entender a sua sintaxe. Olhe para este exemplo e note como ele pode combinar seus projectos

Melhor que isso notei que editores de texto como o Notepad (o velho mesmo) da Microsoft nao consegue por vezes tratar caracteres de mudança de linha em arquivos texto, apresentando-os por vezes na mesma linha, o NotePad++ trata-os muito bem apresentando-os com mudança de linha.

Ouro facto a ressaltar é seu sistema de busca em ficheiros que diferente de muitos editores pode ser expandida a qualquer pasta e subpasta, evitando assim esforço desnecessario. Note que ele é apenas editor, por isso se necessitar de compilar terá de faze-lo via comandos, embora o proprio NotePad++ possua plugins e propriedades configuraveis que realizam esse serviço muito facilmente.

Existen n vantagens e m propriedades que poderia muito bem falar, mas acontece que nem mesmo eu ainda usei todas elas, e acho que nem vou conseguir usar todas, mas saiba que ainda hoje foi anunciado o NotePad++ como vencedor do SourceForge Awards 2008 na categoria de melhor ferramenta para desenvolvedores, e eu concordo, ele tem safo a vida de muito boa gente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s