Nicholas Negroponte. Um odiado sem razão.

Existe uma coisa que nao entendo. Aquilo que se chama de comunidade de software livre. Durante um certo tempo concordava com as ideias por ela levantadas, mas daí surgiram situações que simplesmente nao me cabiam a mente. Sou um usuario de sistemas ‘livres’ desde 2002, altura em que passava horas a fio a ler tutoriais de comandos UNIX, programação PERL/CGI, Security  até tinha ido a UCAN comprar um manual de C em ingles etc, eram coisas novas, desde 1998 que apenas ouvia falar de sistemas Windows (era moda falar Rwindows naquela epoca) entao tudo aquilo era um mundo apaixonante.

Ora, é logico que tudo isso tem pouco a ver com o mundo real dos acontecimentos e Nicholas Negroponte do laboratorio de multimedia do M.I.T sabia mas nao tinha como se livrar dele: Dos Lobbies dos grandes papoes da industria.

Criar um ambiente computadorizado que fosse barato (100 USD) e ainda mais que usava sistemas com licenciamento praticamente grátis como Linux remeteu-o a um confronto directo com dois grandes papoes da industria de computação: Intel e Microsoft, alem de outras como HP e Asus.

Resultado: A Intel resolve lançar o seu proprio modelo e começa lobbies em países onde era certo o modelo de Negroponte vingar. A Nigeria deu o dito pelo nao dito milhoes de vezes, enfim mares de duvidas. Negroponte coitado teve de correr atrás de investimentos além de duvidas internas dos seus proprios ou mesmo de ter de lidar com problemas normais de finanças, por causa do valor real do modelo que já nao podia valer 100 USD.

Depois de todos esses problemas aparece uma comunidade de ‘sacanagem’ se me permitem a expressao a manifestar indignação por Negroponte ter decidido este mês assinar um acordo com a Microsoft no sentido do seu modelo vir equipado com sistemas da empresa de RedMond.

O objectivo aqui deve o ser de permitir a crianças terem acesso a computadores a partir da tenra idade, nao importa com que sistema seja, o acordo com a Microsoft permitirá isso, e é isto que me mete passado com certas pessoas que nao conseguem enxergar além do seu bico como se elas mesmas algum dia tivessem nascido com um computador com Linux instalado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s