Windows, a era da recessão começou?

Desde que conheço o Windows ou pelo menos desde que o vi rodar num computador nunca percebi tanta contestação a aversão a um sistema operacional como o Windows Vista. E isto nao vem apenas de usuarios que na época do lançamento do Windows XP os viamos contestar em favor do Linux. Vem mesmo de usuarios normais que nao se sabe porque razao acham que o Vista nao presta.

As razões podem ser muitas, desde razões tecnicas que incluem em sua maioria a  falta de suporte a drivers, o facto de alguns softwares nao possuirem suporte ao Vista ou até mesmo a grande necessidade de consumo de hardware que o Vista demanda.

Seja como for na minha humilde opiniao o Vista se trouxe novidades a serio nao as temos sentido. As novidades nao sei se possuem um real impacto para o usuario comum, nem sei se representa um grande passo assim como aconteceu na transição Windows 2000 para Windows XP. Repare-se para o caso do Internet Explorer. Muitas das suas novidades já estao disponiveis a muito tempo em navegadores como Firefox ou Opera. Os gráficos Aero nao sao ja uma propriedade especial do vista sendo até mesmo encontrada em gerenciadores de janelas como KDE para sistemas Linux, enfim.

Penso que o grande ganho da Microsoft foi a segurança. O Vista é de longe um sistema mais seguro que o Windows XP chegando mesmo a ter menos falhas de segurança que algumas distribuições Linux com seus pacotes. Nesse campo a Microsoft acertou em cheio.

Em questões de performance, sinceramente para um usuario comum saber que o seu Vista demora mais tempo a copiar um arquivo que o Windows XP, é facto mais do que o suficiente para dizer que ele nao presta.

O Vista é um sistema sofisticado, sim senhor, mas creio que alguma coisa que nao tem que ver com engenharia mas sim como marketing falhou. As pessoas esperavam uma coisa do outro mundo, um centro de novidades espantosas, coisas que o Vista ainda nao conseguiu mostrar ao usuario comum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s