Uma introdução ao Cisco Eagle-Server

Devo confessar que também nao o conhecia. O ano passado a Cisco Networks por meio da sua academia lançou junto com o curriculum CCNA v4, o Eagle-Server, um servidor Linux (Com KDE) que vem equipado com serviços de rede cliente/servidor prontinhos a serem usados numa academia. DNS, HTTP, Wiki, blogs, IM/IRC, FTP, TFTP, SSH etc.
Além de disso, depois de instalado como servidor no Eagle-Server alguns serviços servidores ja sao habilitados de inicio, facilitando trabalho ao administrador de redee instrutor que apenas precisa publicar o material para os alunos. Dois roteadores (com DNS R1-ISP e R2-ISP respectivamente) e uma switch (com DNS S1-Central) vêm habilitados de inicio.

O router R1-ISP tem a função de ligar-se ao eagle server via HTTP.
O router R2-ISP tem a função de prover serviços de DHCP e DNS, usernames e passwords aos alunos.

Possui uma rede primaria no endereço 192.168.254.0/24 e alguns hosts exemplos com DNS já atribuido. Com o serviço de TFTP fica facil a distribuição de arquivos de imagens de configuração para roteadores e o serviço de FTP possibilita a distribuição de arquivos compactados das aulas semestrais.

Na rede da academia, depois e instalado, os alunos podem ja ir baixando alguns softwares de redes por meio do Eagle-Server. Uma lista deles, promete:
WireShark – antigo ethereal, analisa pacotes em trafego na rede.
Apache – Servidor Web.
TWiki – Criação de Wikis.
Gaim – Chega de usar MSN.
Thunderbird – cliente de mail.
SolarWinds – conhecido tftp server.
TeraTerm – Terminal de acesso.

Para quê tudo isso? Eu também me perguntei. Logico, para analisar pacotes de camadas, por exemplo. Ao usar o Thunderbird você poderá analisar pacotes da camada de aplicação (do modelo OSI) com o Wirershark.

Nao existe muita informação sobre o Eagle dado este curriculum (CCNA V4) em si ser novo. Existe um paper em Ingles que pode ser baixado aqui, que foi a base deste texto. O Eagle pode ser usado até como um live CD, depois de se fazer o burning da imagem ISO num CD com 700 mb (use um programa como o Nero) , achei-o bastante acessivel e rapido, principalmente nas funções de detecção de rede. Penso que poderei dentro em breve vir com maiores informações sobre este assunto.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Uma introdução ao Cisco Eagle-Server

  1. é mto fixe, cisco sempre a crescer.
    fiz a minha certificação de ccna no dia 24 de abril.
    blog angolano isso é demais………..
    mangole esta sempre a subir ccie veja onde estamos a chegar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s