Descoberto um sistema planetario semelhante ao nosso?

A 5000 anos-luz de nós, há uma estrela com metade da massa do nosso Sol e com dois planetas parecidos com Júpiter e Saturno, embora não tão grandes, que giram à sua volta. A distância entre as suas órbitas é proporcional às que separam o Sol, Júpiter e Saturno. Uma espécie de sistema solar em ponto pequeno.

Scott Gaudi e Andrew Gould, da Universidade Estadual do Ohio, com colegas profissionais e amadores de 11 países – Nova Zelândia, Israel, Chile, Espanha, EUA, etc. – e uma rede global de telescópios, descobriram estes dois longínquos planetas extra-solares em torno da estrela OGLE-2006-BLG-109L graças ao efeito de “microlente gravitacional”. Mais precisamente, os planetas denunciaram a sua presença quando a referida estrela se intrometeu entre a Terra e uma estrela mais distante.

A luz da estrela distante foi então desviada, distorcida, pela gravidade da outra e dos seus companheiros – e amplificada como se tivesse atravessado uma autêntica lupa cósmica. Durante 15 dias, de finais de Março a inícios de Abril de 2006, o efeito observado foi “particularmente espectacular”, diz um comunicado da Universidade do Ohio: a luz da estrela longínqua foi amplificada 500 vezes.

Quando os investigadores – cujos resultados são hoje publicados na Science – analisaram os dados, descobriram duas distorções, dois “soluços”, que assinalavam a presença de dois planetas. Se a detecção de planetas extra-solares já se tornou comum (há mais de 250), já o facto de se encontrar vários no mesmo sistema é muito mais raro e tem sido feito “com outras técnicas, que não detectam os sistemas solares como o nosso”, diz Gaudi no mesmo documento.
Com esta técnica, “foi a primeira vez que tivemos uma amplificação suficiente para descobrirmos um segundo planeta – e descobrimo-lo. Pode ser pura sorte ou pode significar que sistemas destes são comuns na nossa galáxia”. Sistemas que poderão incluir planetas como a Terra, Vénus ou Marte.

Fonte: Publico

Anúncios

Um pensamento sobre “Descoberto um sistema planetario semelhante ao nosso?

  1. hum, sera que em algum futuro nao distante poderemos viajar a esses planetas. por exemplo: se a terra tivesse uma super lotaçao, ou soubessemos que ela ia se acabar, nois teriamos uma segunda opçao, que seria viajar para esses planetas similares, o que acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s