Factos das T.I em Angola 2007. Parte I

Podemos avançar com alguns dados marcantes do ano que passou sobre as Tecnologias de informação em Angola. Esta será a primeira de muitas partes que poderei destacar.

Fusao NeXus / MsTelecom

– A Nexus surgiu como uma fusao entre duas grandes empresas de tecnologia de informação, a Sistec e a EboNet, ambos provedores lideres no mercado. O objectivo foi criar um bicho papao que pudesse oferecer serviços inovadores na area das telecomunicações e de Internet.

Mas parece que o mercado nao estava ainda preparado para absorver na totalidade os bons serviços prestados por ela.
As telelojas ficaram pelo conceito, porque o sistema financeiro/bancario angolano estando numa fase embrionaria ainda nao tinha popularizado as transacções electronicas.
A telefonia fixa (sim eles possuem um serviço de telefonia fixa) nao foi suficientemente divulgada (os cartoes Zwela ninguem deu por eles, sendo a lista de agentes bastante incipiente para a aposta da empresa).
Embora conseguissem abocanhar uma boa base de clientes rapidamente se transformou em refem do elevado crescimento da telefonia movel por parte das operadoras lideres do mercado, e da renovação e extensao dos equipamentos e serviços por parte da operadora Angola Telecom.

Os serviços de telecentros em todo país também nao passaram das intençoes, embora nao se saiba porque razao isso aconteceu, a verdade é que ao mesmo tempo os Correios começaram também a implementar serviços do genero (Um localizado na avenida Lenine e outro na Vila Alice) e também o seu funcionamento nao tem sido a 100% bem como até mesmo a sua divulgação.

Os serviços Web, antes liderados pela EBonet, perderam destaque para outros serviços dinamicos como Angonoticias que vieram com novos recursos para os Internautas. Pelo caminho ficaram distorções como dizer que foram o primeiro portal a providenciar RSS, quando ja diversos portais Angolanos o faziam vai anos.

Alguns serviços VSat contratados a empresa por entidades no interior do país também mostraram alguma dificuldade em lidar com rapidez e eficiencia no mercado o que permitiu que empresas concorrentes pudessem ganhar alguma vantagem.

Nesse contexto foi entao anunciada que a gigante estatal das telecomunicações (A Mstelecom) adquiriria a empresa, e assim aconteceu, empresa foi comprada por um periodo determinado e passou para as maos da MsTelecom que passou a contar com uma equipe com experiencia em lidar com o mercado de grande pequenas e medias empresas e também do segmento domestico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s