Carencias nos RH. Calcanhar de aquiles nas TIC’s em Angola

    A rádio nacional de Angola  realizou uma reportagem por volta do dia 21/12/2005 sobre a problematica das constantes ‘quebras de sistema’  envolvendo a banca publica Angolana. Relata-se que houve problemas gravosos no Banco de Poupança e Crédito  que possui milhares de clientes principalmente da função pública.

Alguns entrevistados manifestaram a sua insatisfação pelo facto de serem marcados alguns ‘timings’ em que supostamente os problemas tecnicos seriam resolvidos, facto que nao se sucedeu. Entrevistado pela RNA Manuel de Alcantara Monteiro um dos administradores do referido banco frisou que a situação estaria brevemente resolvida, com a aquisição no exterior de um servidor ‘X Series‘ que estaria já em processo de desanfaldegamento, adiantando porém que já havia sido encomendado directamente da fábrica dai o facto de apenas agora ter chegado.

Chamado a se pronunciar sobre o assunto Joao Beirão director do INACOM(Instituto Angolano das comunicações) frisou que problemas de falhas nas tecnologias de informação e comunicação são conjunturais, mas deve-se mais a carencia de quadros competentes nas areas técnicas.

Ressaltou parafraseando a necessidade de se apostar mais em cursos técnicos no nosso país, dizendo que a prática corrente de se apostar em ‘cursos de letras’ (advogacia, filosofia etc) nao trará mais valias, dizendo ainda que as universidades privadas fogem ao leccionamento desses cursos técnicos porque exigem muitos recursos financeiros, adiantando porém que a nivel das provincias nao existe qualquer universidade a formar nestes ramos, e a universidade publica ainda não atingiu o patamar quantidade/qualidade o que cria segundo ele dificuldades as operadoras de telecomunicações na manutenção dos seus equipamentos, voltando a dizer que o país não pode crescer assimetricamente.

No entanto reconhecendo as dificuldades, frisou que erros técnicos acontecem sempre e que os facotores técnicos sao também uma componente essencial, fazendo ‘mea culpa’ e dizendo em que ‘eu erro todos os dias’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s